O segundo semestre de 2015 da Universidade Rural iniciou, como de costume, com as aulas inaugurais. O curso de Serviço Social não ficou fora dessa, e a coordenação organizou uma semana de interação e esclarecimentos sobre o novo curso do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFRRJ.
Houve debates dos alunos com profissionais da área, com a coordenação e com os professores. Além da apresentação, mostrar os desafios que um curso novo passa dentro de uma instituição foi de suma importância. Os novatos iniciam a nova trajetória com empolgação, mas tendo consciência dos impasses que poderão encontrar.
– O nosso objetivo é formar profissionais de qualidade. Quero parabenizar os alunos e a coordenadora Fabrícia Vellasquez. A área de Serviço Social é carente na região e na instituição – comenta Daniel Ribeiro de Oliveira, Diretor do ICSA.
A coordenação promoveu uma mesa, no dia 13 de agosto (sexta-feira), que uniu outras instituições do estado do Rio de Janeiro. Cada representante contou a história de seus cursos, os problemas enfrentados quando eles nasceram dentro do contexto da época e parabenizaram a criação de um curso diante da crise que o país enfrenta. Como comenta a professora Cleier Marconsin da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ):
– Fico contente em saber que nasceu um curso na Universidade Rural em plena crise, diante o corte na Educação. Estão todos de parabéns.
O público também participou de um debate sobre as entidades representativas da profissão com o professor Gustavo Repetti, da Associação de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS – regional); com Eliane Assis, que faz parte da comissão de formação do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e com o estudante João Rafael, da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social.
Os discentes eram livres para fazerem perguntas e questionamentos. Uma confraternização aconteceu no final da tarde e finalizou com sorrisos e esperança a semana de integração.
(Reportagem de Natália Loyola / Fotos de Luis Henrick Teixeira)