Na última quinta-feira (10) foi realizada a mesa “algumas ações de extensão da UFRRJ” e a cerimônia de encerramento do evento “Desafios e perspectivas para a Curricularização da Extensão”. O evento organizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proext) aconteceu de forma remota de 8 a 10 de fevereiro. A última mesa do evento contou com a presença da Pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowicz, a docente do departamento de Geografia da UFRRJ, Cristiane Cardoso, a docente do departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária da UFRRJ, Anna Paula Balesdent Barreira de Sá Pacheco, e o docente do Departamento de Petrologia e Geotectônica da UFRRJ, Artur Corval.
A Pró-reitora de Graduação, Nidia Majerowics, deu abertura à mesa falando sobre o início da curricularização da extensão na UFRRJ: “estamos atuando para ampliar as perspectivas e possibilidades de respostas aos cursos de graduação, para que eles alterem seus projetos pedagógicos de uma maneira criativa e inovadora, pensando a formação dos estudantes com novas metodologias dentro das suas áreas especificas de formação e também no desenvolvimento geral, humano, cidadão, de empatia e solidariedade com o outro”
A live foi seguida com a professora do curso de licenciatura em geografia do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) e professora do mestrado em geografia da UFRRJ, Cristiane Cardoso, apresentando o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (Nepe) em Geografia (Conepeg).
De acordo com a docente, os Nepes já seguem a reformulação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Além disso, também foi apresentado o GEIA, que é o Seminário de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Geografia, um evento de extensão com palestras e oficinas que serão cadastradas via sigaa extensão.
Outro programa da Universidade é o Saúde Global, gerido pelo PET Medicina Veterinária com apoio do pró-reitor adjunto de graduação, Edson Jesus. A professora do Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinária do IV/UFRRJ, Anna Paula Balesdent Barreira de Sá Pacheco, comentou sobre os serviços oferecidos pelo Saúde Global, como vacinação anti-rábica e castração.
A Rural conta também com o Capítulo Estudantil da Associação Americana de Geólogos de Petróleo (AAPG), coordenado pelo professor do departamento de Petrologia e Geotectônica da IGEO/UFRRJ, Artur Corval.
Cerimônia de encerramento
O evento foi finalizado com uma cerimônia de encerramento que teve duração de 20 minutos e contou com a presença dos Pró-reitores de Graduação da UFRRJ, Nidia Majerowicz e Edson Jesus de Souza, e as Pró-reitoras de Extensão da UFRRJ, Rosa Maria Marcos Mendes e Edileuza Dias de Queiroz.
A pró-reitora adjunta de extensão, Edileuza Queiroz, começou dizendo que: “A curricularização está trazendo um trabalho integrado de toda a Universidade, buscando ainda mais um diálogo com a sociedade, isso é muito importante, estamos finalizando esse evento muito felizes”.
Rosa Mendes também agradeceu pela participação de todos no evento e afirmou que já está pensando nos próximos seminários sobre a curricularização. “Para continuar esse debate, nós vamos propor um ciclo de palestra que vamos pensar ainda em como vai ser, mas tenham certeza que já estamos pensando. De tão importante que foi esse seminário, já começamos a refletir sobre isso” finalizou ela, além de reforçar a importância de técnicos, docentes e servidores cadastrarem as ações de extensão no Sigaa extensão.
Texto: Roberto Jones – bolsista de Jornalismo da Proext/UFRRJ.