No mês de junho, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro recebeu a doação de cinco caminhonetes, que pertenciam à Polícia Federal (PF) e vieram substituir veículos usados pela Divisão de Guarda e Vigilância(DGV) para a ronda no câmpus Seropédica e no bairro Ecologia.
A parceria entre a Universidade e a PF foi mediada pelo chefe da DGV, Renan Canuto. Ele informou que as viaturas estão em perfeito estado, equipadas com sirenes, giroscópio e radiocomunicadores para atender o monitoramento das áreas. “Os veículos antigos precisavam passar por constante manutenção mecânica. Esses são mais novos, mais resistentes e vão melhorar muito o nosso serviço de vigilância”, comentou Canuto. Os carros substituídos foram recolhidos ao setor de transporte da Rural.
As picapes doadas são um reforço às medidas de segurança do câmpus Seropédica. Em 2020, foram instalados novos postes de iluminação com energia fotovoltaica, e lâmpadas antigas foram trocadas por mais econômicas no programa de eficiência energética. Além disso, as câmeras de monitoramento estão atuantes e o setor de Parques e Jardins da Prefeitura Universitária (PU) realiza poda regular da vegetação nas áreas urbanizadas.
Texto: CCS/UFRRJ com informações da DGV
Imagens: DGV, PU e Propladi