Nesta segunda-feira (11/12), ocorreu a inauguração da Casa da Agricultura Familiar, Sustentabilidade, Territórios e Educação Popular/Caste, no Câmpus Seropédica. A Assessoria de Uso Social da Terra/Reitoria foi quem organizou a Caste e viabilizou o uso do imóvel (PNR) para a servir como ponto de referência dos projetos ligados aos temas e práticas socioambientais, territoriais e agroecológicas na universidade.
A abertura do evento foi realizada pelo Reitor Ricardo Berbara e pela Coordenadora da Assessoria de Uso Social da Terra Lia Teixeira. Na primeira mesa, os professores Antonio Abboud (IA/UFRRJ), Raul Lucena (UFRRJ) e Eli Lino de Jesus (IF/MG) palestraram sobre o “As bases históricas e científicas da agroecologia”. Na parte da tarde, houve roda de conversa com representantes de várias gerações do Grupo de Agricultura Ecológica da UFRRJ (GAE) sobre ciência e prática da agroecologia.
De acordo com a professora Lia Teixeira, “a Reitoria pretende interagir com os agricultores, trabalhadores rurais e urbanos do seu entorno, uma vez que tem como perspectiva em 2018 a formalização do Plano de Desenvolvimento Agroecológico, cujas metas já estão em discussão a para criação de uma Escola Livre de Agroecologia e uma cooperativa universitária integrada à agricultura familiar em bases agroecológicas em nossas áreas com a participação de estudantes, docentes, técnicos.”
A Caste fica próxima ao lago do Instituto de Agronomia.