O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), professor Leandro Dias, receberam, na sede da Reitoria, no Pavilhão Central (P1), o secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Washington Reis, e representantes dos municípios de Seropédica e de Japeri, com o objetivo de avançar mais um passo na melhoria das condições de mobilidade para a nossa comunidade universitária. Segundo Reis “semana que vem, já teremos uma definição em relação à data do início da operação desta linha. Mobilidade é tudo para evitar a evasão de alunos, que abandonam seus cursos por não terem renda o suficiente para se transportarem. Queremos facilitar, integrar e diminuir o número de modais para um melhor caminho para todos”, completou o ex-prefeito de Duque de Caxias, portanto, um conhecedor da Baixada Fluminense.
Há três projetos em construção: a instalação de duas linhas de ônibus entre Japeri e Itaguaí, via Seropédica, passando dentro da Universidade, e outra da Pavuna a Seropédica, passando pela Via Dutra; e, ainda, e a criação de uma linha de trem entre Japeri e Seropédica, com a possibilidade de construção de uma estação dentro da Rural.
Para projeto da linha férrea, existe a possível vinda de recursos financeiros a partir do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável Grandes e Médias Cidades. A “Declaração de Pactuação Federativa” já foi assinada pelo reitor, pelo prefeito de Seropédica, Lucas Dutra dos Santos, e pela prefeita de Japeri, Fernanda Machado Ontiveros. É o documento que atesta a concordância das três partes para a implantação da nova linha de trem.
O trabalho de propor a criação das novas rotas é um esforço coletivo que envolve, além da integração política, um elaborado estudo desenvolvido pela UFRRJ. “Fizemos um estudo inicial com professores de Geografia e agora estamos na terceira reunião política. A parte técnica já está toda sendo desenvolvida. Um movimento que já está começando a ganhar corpo no quesito de recursos”, detalhou o reitor da Rural, professor Roberto Rodrigues.
Um dos responsáveis pela articulação do projeto das novas linhas, o professor Leandro Dias ressaltou: “Anunciar uma nova linha de ônibus integrando Japeri, Seropédica e Itaguaí, e portanto, a Universidade, é uma grande vitória da comunidade universitária e das cidades envolvidas”.
Após a submissão do Projeto no Novo PAC, a Universidade e as prefeituras aguardam um posicionamento por parte do Ministério das Cidades do governo Federal.
O anteprojeto de implementação da linha ferroviária de passageiros de Seropédica (UFRRJ) x Japeri e o relatório técnico de viabilidade geográfica da linha ferroviária foram elaborados pelos professores Leandro Dias de Oliveira, Heitor Soares de Farias e Tiago Badre Marino. Com a participação do Departamento de Geografia / IGEO, que contou com a participação de mais dois laboratórios: Integrado de Geografia Física Aplicada (Liga) e o de Geografia Econômica, Política e Planejamento (Lagep).
Também participaram da reunião o presidente do Detro/ RJ, Leonardo de Lima Matias, o secretário de Trânsito e Transporte de Japeri, Luiz Henrique Pereira Xavier, a aluna e vice-presidente da União Nacional do Estudantes, Mabel Almeida, o secretário de Governo de Seropédica, Fábio Moffati, os estudantes da Rural e representantes do PT em Seropédica Filipe Latto e João Vítor Freitas. Para Latto, esta é uma conquista histórica “não só para os alunos, mas para todos os moradores da região”.
Texto: Rafael Gutierrez, bolsista de Jornalismo, sob supervisão da Coordenadoria de Comunicação Social, com colaboração de Filipe Latto
Fotos: Guilheme Natalino, Augusto César e Luiz Soares (bolsistas de Jornalismo sob supervisão da CCS)