Uma das possibilidades de fomentar o conhecimento é exatamente através de parcerias com instituições cuja expertise possa agregar outros saberes e conexões à Universidade. E foi exatamente isso que ocorreu ontem, quando o reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, assinou o aceite do convite que a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) fez à Rural para participar como entidade acadêmica parceira do evento internacional Rio Construção Summit.
A parceria com a UFRRJ vai possibilitar a participação gratuita dos alunos e servidores da Rural no evento, que tem como principal objetivo apresentar novas tecnologias e soluções no mercado da construção civil.
Da parte da UFRRJ, as ações no contexto da parceria ocorrerão por conta do Instituto de Tecnologia (IT), sob a coordenação acadêmica do professor Pedro Paulo de Oliveira Silva, e direção técnica do Departamento de Gestão de Contratos e Convênios, da Pró-reitoria de Assuntos Financeiros (Proaf), sob a coordenação administrativa do servidor técnico-administrativo Luan Gonçalves de Lima.
Segundo Silva, a Universidade tem muito a colaborar formando profissionais direcionados às necessidades do mercado, bem como garantir que todos estejam atualizados com as novas tecnologias empregadas em cada área.
De acordo com Lima, a participação da Universidade neste tipo de parceria garante a visibilidade da UFRRJ. “Principalmente no contexto do Estado do Rio de Janeiro, ela se firma como formadora de capital intelectual e abre oportunidades de estágio e empregos aos discentes e egressos da UFRRJ” observou ele.
Um dos cursos mais envolvidos com a nova possibilidade será a graduação de Arquitetura e Urbanismo, pois é um dos principais públicos-alvo. Mas cursos como Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e, também, Agronomia, serão beneficiados pelas cartas de serviços que podem ser prestados por esses profissionais.
O evento, que visa promover discussões sobre a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil, vai ter ainda o apoio do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), e da Câmara Brasileira da Construção (CBIC), e será dos dias 19 a 21 de setembro, no Rio de Janeiro.