Desde 2008, o mês de novembro marca no Brasil a campanha de conscientização conhecida como “Novembro Azul”. Trazida ao país pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a ação tem como objetivo alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina, especialmente no que se refere à prevenção ao câncer de próstata.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata mata um homem a cada 38 minutos no Brasil. Esse tipo de câncer, a princípio, se manifesta de maneira assintomática, por isso, é indispensável a realização de exames que possam detectar a doença de maneira precoce. Homens que possuem parentes de 1º grau diagnosticados com a doença, ou sejam afrodescendentes, devem buscar orientação médica a partir dos 45 anos de idade. Já aqueles que não se encaixam nesses fatores de risco, a partir dos 50.
Para lembrar da relevância dos cuidados com a saúde masculina, a Prefeitura Universitária do câmpus Seropédica da UFRRJ instalou de maneira simbólica a iluminação azul no Pavilhão Central (P1).