O Rural Semanal está de volta! Depois das férias, o informativo da UFRRJ retorna neste início de primeiro período letivo de 2018.
E nossa matéria de capa (pág. 4 e 5) é especialmente voltada para os calouros, que começam agora sua jornada ruralina. Pensando nisso, nossa edição traz um pouco da história centenária da Rural; dados sobre ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil; além do convite para que todos lutem pela universidade pública, gratuita e de qualidade. Pois, como disse o reitor Ricardo Luiz Berbara em sua mensagem de boas-vindas: “Ser aluno da Rural marcará para sempre a vida de cada um de vocês. Lutar em defesa da universidade pública será a marca que todos nós deixaremos no futuro deste país”.
No mês das mulheres, também entrevistamos três recém-formadas pela UFRRJ, que relatam suas experiências e incentivam as novas ruralinas (pág.3). “Estudar aqui me potencializou em todas as minhas transformações”, disse Letycia Gomes Nascimento, graduada em Jornalismo. “Essa é uma característica da Rural com todos os alunos. Nós amadurecemos muito. A Universidade nos impõe a luta. E só a luta muda a vida de nós, mulheres, na Universidade. Lutar pela permanência de uma formação gratuita, de qualidade, ética, para formar profissionais capacitadas e com senso crítico.”
Ainda nesta edição, falamos do projeto ‘Formação Agroecológica para Jovens Cidadãos do Rio de Janeiro’ (pág.6), que objetiva preparar 60 aprendizes que, após treinados e capacitados, serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos. Também abordamos o início da reforma das quadras poliesportivas e a conclusão do anel de fibra ótica, que está melhorando a transmissão de dados no câmpus Seropédica (p.7).
Não deixe de ler nossa edição impressa, que circula pelos câmpus da Rural nesta semana. Ou baixe nossa edição online em https://goo.gl/pS4kxr