‘Computação Para Todos’ é um projeto do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ) que representa um avanço no ensino de programação em perspectiva inclusiva. Estudantes do ensino fundamental participam de aulas de Computação Desplugada, de Programação Visual com a ferramenta Scratch e da linguagem de programação Python.
“No planejamento das aulas há um alinhamento da computação com eixos pedagógicos, a fim de estimular o trabalho colaborativo e contribuir para o desenvolvimento de processos psicológicos superiores, como atenção, memória e concentração”, explica Márcia Pletsch, coordenadora adjunta do projeto e professora do Departamento de Educação e Sociedade (DES).
O projeto é o assunto de capa da edição 04/2018 do informativo Rural Semanal (“Ler, escrever e programar”, páginas 4 e 5), que circula nos câmpus da UFRRJ entre os dias 27 de abril e 6 de maio.
O lançamento do livro ‘Trilhas: a construção social e histórica de Itaguaí e Seropédica’ (Edur) é o tema da reportagem da página 6 (“Trilhas para o Passado”). Além de apresentar resultados inéditos de pesquisa, a obra traz as experiências dos integrantes da equipe com o uso de fontes históricas em escolas dos municípios.
Na página 7 (“Estágio obrigatório: Para que serve? E como funciona”) a publicação aborda o funcionamento dessa etapa de formação exigida por alguns cursos.
Leia estes e outros assuntos no Rural Semanal 04/2018, que já está disponível para download no link: https://bit.ly/2KjKzPB
Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ