Um documento que estabelece os direitos e os deveres, bem como as infrações e as sanções aplicáveis aos membros do corpo discente da UFRRJ. Este é o Código de Conduta Discente, que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu) no último dia 31 de agosto. “Trata-se de um avanço histórico para a instituição. Sobretudo, porque precisamos ver o código dentro de uma perspectiva educativa e de garantia de direitos para os estudantes”, opina o pró-reitor de Assuntos Estudantis, César Augusto Da Ros. Em sua matéria de capa (“Avanço histórico”, pág. 5), o Rural Semanal 10/2018 aborda esse tema, que impacta todos os discentes da UFRRJ, em nível de ensino médio, profissional, graduação e pós-graduação.
Na entrevista da semana (“Projeto coletivo de curso marca autonomia universitária”, pág. 3), o professor Vladimyr Lombardo Jorge (Departamento de Ciências Sociais/ICHS) faz um balanço do curso de extensão “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, que, em 12 encontros, atraiu uma média de 100 pessoas por palestra. “Na nossa avaliação, o curso alcançou a sua meta de fomentar a discussão sobre a realidade brasileira atual e debater os nossos problemas a partir do saber acumulado e cultivado na própria universidade”, disse o professor.
Na página 7 (“Vem pra feira”), celebramos a Feira da Agricultura Familiar da UFRRJ, que comemorou dois anos como espaço de comercialização de alimentos locais, apoiando agricultores e agricultoras familiares de Seropédica, Paracambi e da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Leia estas e outras matérias no Rural Semanal 10/2018, disponível para download em https://bit.ly/2QDGh8H
Informamos, ainda, que essa edição terá apenas a versão digital, pois o serviço de impressão na Imprensa Universitária está temporariamente suspenso.
Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ