A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sediou, em 22 de setembro, o 1° Fórum Estadual sobre Alternativas e Perspectivas para o Desenvolvimento da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro. O evento uniu forças com diversos órgãos e personalidades do setor agrícola para resgatar a importância da agricultura e promover conscientização. Além disso, o foco foi destacar a região de Seropédica como um dos alvos da criação de oportunidades de desenvolvimento.
O Instituto de Agronomia (IA/UFRRJ) e a Prefeitura Municipal de Seropédica – através das secretarias de Agronegócios e de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação – promoveram o encontro, que promete se tornar um marco para o meio agrário da região.
O fórum teve início às 8h, com a apresentação da Banda Sinfônica Associação Regendo a Cidadania, com regência do maestro Davi Fernandes. Na sequência, houve uma série de palestras e uma bela homenagem a Johanna Döbereiner – pioneira em biologia do solo e a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial. Além dela, foi homenageado o agrônomo e ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, falecido em junho deste ano.
O fórum tratou de temas como insumos alternativos, sustentabilidade, transferência de tecnologia e remineralização de solo. No apoio ao evento houve instituições e entidades do estado como o Sebrae, a Embrapa, a Emater-Rio e a Pesagro-Rio.
Carlos Alberto Machado, secretário de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação de Seropédica, contou por que a Rural foi selecionada para abrigar o evento: “A UFRRJ foi escolhida por ser uma referência na área agrícola e também pela homenagem à Dra. Johanna, que trabalhou na Universidade. Ela é uma referência. As pessoas que vieram de fora ficaram maravilhadas com a beleza, com a estrutura, além da importância da Rural para a Prefeitura de Seropédica”.
Conhecida por sua tradição nas ciências agrícolas, a UFRRJ tem contribuído, ao longo dos anos, para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira, promovendo técnicas inovadoras e práticas agrícolas responsáveis. Por sua vez, Seropédica é um município que abriga a Universidade e é reconhecido como um importante centro agrário do estado do Rio de Janeiro, cultivando uma herança agrícola que remonta às suas raízes coloniais. Juntas, a UFRRJ e a cidade de Seropédica representam uma sólida tradição de excelência na agricultura, moldando o futuro da produção de alimentos e o desenvolvimento rural no Brasil.
Texto: Luiz Felipe Pinheiro e Rafael Gutiérrez, estagiários de Jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Fotografias: Agência Meta Nova
Edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)