“Comer é algo que precisamos fazer várias vezes ao dia – e muitas vezes fora de nossa casa – para garantir a saúde, qualidade de vida e cultura. No entanto, dia a dia há uma escalada no medo e terror com consumo de alimentos venenosos, tóxicos e de alto risco a longo prazo. É a maior ameaça à humanidade e à evolução”.
A reflexão acima é do professor Sebastião Pinheiro, engenheiro agrônomo que tem uma respeitada trajetória (social e acadêmica) em favor da Agroecologia e pela luta contra o uso dos agrotóxicos. Na próxima sexta-feira, das 9h às 11h, a comunidade ruralina vai ter a oportunidade de bater um papo com Pinheiro, que vai discutir temas como Biopoder Camponês, Bombeiros Agroecológicos e Soberania Alimentar. A atividade vai acontecer no Quiosque da Casa do Reitor, câmpus Seropédica.
“Estão todas e todos muito bem-vindos – camponeses, estudantes, militantes e educadores – para essa roda de troca de conhecimento com nosso convidado, um dos pioneiros na luta contra a máfia dos agrotóxicos”, publicou a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab) em sua página no Instagram.
Além da Feab, organiza o evento o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), com apoio do Grupo de Agricultura Ecológica (GAE), do Centro de Memória da UFRRJ, do Museu de Solos do Brasil (UFRRJ), do Laboratório de Geografia do CTUR e do Raízes do Brasil.
Então, anota aí na agenda e não perca!
Sebastião Pinheiro — bate papo sobre Biopoder Camponês e Soberania Alimentar
Data: 26 de julho 2024, das 9h às 11h
Local: Quiosque da Casa do Reitor, UFRRJ, câmpus Seropédica.
CCS/UFRRJ, com informações e arte da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (Feab)