Aconteceu hoje (6) a Aula Magna para os novos estudantes dos turnos matutino, vespertino e integral do câmpus Seropédica. Os calouros foram recepcionados em cerimônia realizada no Auditório Gustavo Dutra (Gustavão), no Pavilhão Central (P1). O reitor Ricardo Berbara, destacou as ações de inclusão já desenvolvidas na Rural e o compromisso da Administração Central com o fortalecimento da Universidade.
“Temos que enfrentar as dificuldades de uma maneira proativa sem nos intimidarmos diante da conjuntura atual. Coube a nós a tarefa histórica de estarmos aqui nesse momento e caberá a nós saber defender a instituição pública para que futuras gerações tenham o que vocês vão ter. A Universidade está preparada para recebê-los e dará a melhor formação possível a cada um. Tirem o máximo proveito dessa oportunidade que conquistaram”, afirmou Berbara.
A Aula Magna sobre inclusão e acessibilidade no Ensino Superior foi proferida pelo professor Leonardo S. A. Cabral, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ao provocar reflexão sobre o acesso e a permanência de pessoas com deficiência nos cursos de graduação, o professor Cabral sensibilizou a comunidade universitária para a importância dessa temática, ao mesmo tempo em que estimulou a importância do acolhimento e do diálogo.
A cerimônia contou ainda com as presenças de Joecildo Francisco Rocha, pró-reitor de Graduação; Waleska Giannini Pereira da Silva, pró-reitora adjunta de Graduação; Roberto Lelis, pró-reitor de Extensão; além de coordenadores de cursos e diretores de institutos. A programação oficial de boas-vindas continua. Os ingressantes dos cursos noturnos de Seropédica serão recepcionados às 18 horas, também no Auditório Gustavo Dutra. Amanhã (7) será a vez dos calouros do Instituto Multidisciplinar, em Nova Iguaçu.
Os estudantes do câmpus Três Rios foram recepcionados ontem (5) em Aula Magna sobre o mesmo tema proferida pela professora Márcia Pletsch, do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ.
Por Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).