O projeto de extensão Rural In Forma, desenvolvido no Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), vem transformando a teoria em prática ao oferecer avaliações físicas gratuitas às comunidades universitária e externa.
Coordenado pelo professor e pró-reitor adjunto de Graduação Claudio Melibeu Bentes, o projeto oferece serviços de monitoramento da composição corporal, níveis de atividade física e capacidade funcional, e tem se consolidado como um espaço essencial de formação para os alunos de Educação Física.
Segundo o professor Claudio, a proposta é preparar os alunos para os desafios da atuação profissional. “Essa disciplina tem uma pegada muito prática, e eles aprendem atuando na avaliação física. Os alunos são os protagonistas da ação. A minha participação se restringe a avaliar a questão de manuseio de equipamento, a parte técnica de medida, do teste e como isso será levado ao público externo e interno da Rural”, afirma.
Prática
Sabrina Martins e Gabrielle Castro, estudantes do 6º período e monitoras da disciplina, destacam que, a cada nova turma, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar não apenas suas técnicas e o domínio dos termos técnicos, mas também desenvolvem a capacidade de observar com mais precisão as variáveis presentes na população atendida. Segundo elas, a prática tem sido fundamental no processo de aprendizagem.
Além do aprimoramento técnico, os estudantes destacam o desenvolvimento de habilidades interpessoais e éticas. “A disciplina ensina desde cedo a importância da ética profissional. Com o passar do tempo, a gente vai vendo o comportamento totalmente diferente desses alunos. Eles vão aprendendo a se portar profissionalmente e a gente acredita que o projeto vem ajudando muito nessa questão”, acrescenta Gabrielle.
Lucas Silva, aluno do 5º período e participante do projeto, destaca o impacto social da iniciativa: “O nosso alvo com o projeto é formar principalmente pessoas que sejam capazes de atender a população, porque a gente está trabalhando não só para a formação interna mas para formação externa”.
Além de contribuir para a formação dos estudantes, o Rural In Forma permite que a universidade gere dados sobre saúde que podem ser utilizados para fins educativos e de pesquisa. Para o professor Claudio, isso mostra o papel transformador da universidade pública, que forma cidadãos comprometidos com a sociedade.
O projeto Rural In Forma atende tanto a comunidade interna — composta por estudantes e servidores da instituição —, quanto a população externa, auxiliando na formação acadêmica dos alunos e no monitoramento da saúde da população. As atividades são realizadas no Laboratório de Fisiologia e Desempenho Humano, com a participação ativa dos discentes, sempre orientados pelo professor responsável.
Serviço:
Acesse a página do Projeto no Instagram: https://www.instagram.com/ruralinforma/
Fotos e Texto: Laís Veiga, estagiária de Jornalismo da CCS/UFRRJ