Num encontro simbólico entre a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ (Fapur) e a Administração Central da Universidade, foi celebrado na semana passada o processo de aprovação do novo estatuto da Fundação, cuja versão anterior datava de 1996. A minuta final do novo estatuto da Fapur já foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Superior da Fundação e aguarda a apreciação por parte do Conselho Instituidor e Colaborador em reunião marcada para 11 de agosto.
No encontro, que ocorreu no gabinete da Reitoria, estavam presentes o presidente da Fapur, professor Armando Salles, o reitor da Rural, professor Roberto Rodrigues, o secretário executivo da Fundação, Fernando Brunner, e o professor José Luis Luque, gestor da Coordenadoria de Relações Interinstitucionais e Internacionais (Corin) da UFRRJ, que atuou como interlocutor da Universidade junto à Fapur. Segundo ele, já estava na hora de ser feita uma revisão no documento que rege as atividades da Fundação. “O estatuto atual está com 26 anos e precisava passar por um processo de atualização e modernização” observou ele, que participou da construção do texto da minuta.
O reitor da UFRRJ destacou a importância da relação entre a Rural e sua fundação de apoio, que é de grande relevância para o suporte de projetos de pesquisa, ensino e extensão executados com recursos financeiros captados pelos diversos setores da comunidade universitária e que são a vitrine da expertise da Rural em diversas áreas de conhecimento.
O coordenador da Corin explicou ainda que o novo estatuto da Fapur traz várias mudanças significativas na organização da Fundação: “entre elas a modernização dos seus objetivos, a extinção do Conselho Instituidor e Colaborador, a reestruturação do Conselho Superior, as possibilidades de gerir fundos patrimoniais filantrópicos(doações) e de venda de produtos elaborados na Rural”.
A versão completa do documento está disponível aqui.