Na terça-feira (12/01), o pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento da UFRRJ, Roberto Rodrigues, concedeu entrevista ao RJTV para falar sobre os possíveis impactos do Projeto de Lei Orçamentária 2021 do Governo Federal no orçamento da Universidade Rural.
Recentemente enviada ao Congresso, a proposta prevê uma redução de, em média, 18% dos recursos das universidades federais destinados às despesas não obrigatórias, que são gastos que não envolvem o pagamento de salários. Caso o projeto seja aprovado, a Rural pode perder cerca de R$ 8,7 milhões em seu orçamento em comparação com o ano de 2020.
Em sua participação, o pró-reitor avaliou que os cortes podem causar a redução dos programas de assistência estudantil da Universidade e um aumento na taxa de evasão escolar. “Bolsas para alimentação, recursos para o Restaurante Universitário… toda essa linha de manter o aluno na Universidade. É importante que os parlamentares revejam a proposta enviada para o Congresso pelo Executivo”, ressaltou.
Para assistir à matéria na íntegra, visite: https://abre.ai/b0Eu (a partir de 14min25). Para ter acesso ao conteúdo, é necessário fazer um cadastro no site Globoplay.