Publicação do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) traz dossiê sobre o pensamento social e político brasileiro pós-1964
A nova edição da Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), vinculado à Universidade de São Paulo (USP), explora as relações entre modernização e conservadorismo no Brasil, com destaque para dossiê organizado pelo professor Leonardo Belinelli da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em parceria com Alexander Couto Englander (IESP/UERJ), Bernardo Ricupero (USP) e Karim Helayel (UFRJ).
A proposta desta edição, de número 89, é aprofundar a discussão sobre os impactos da ditadura civil-militar inaugurada em 1964 sobre o pensamento social e político brasileiro. O dossiê é composto por um texto de apresentação e mais sete artigos.
Além do texto de introdução do dossiê – Pensamento social e político brasileiro pós-1964: atores coletivos, instituições e mudança social –, o docente da UFRRJ também é coautor do artigo O “autoritarismo” no pós-1964: as aventuras de um conceito? , em que analisa o conceito de autoritarismo em torno da ditadura civil-militar no país.
A publicação também foi notícia no Jornal da USP, em reportagem de Ricardo Thomé publicada em 13/1.
Para ler a revista gratuitamente, clique neste link.
Por Michelle Carneiro (CCS/UFRRJ) com informações do Jornal da USP.