Os docentes Leandro Dias de Oliveira, do Departamento de Geografia da UFRRJ, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais (PPGIHD), e Guilherme Ribeiro, também do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, coordenador do Laboratório Política, Epistemologia e História da Geografia (LAPEHGE/UFRRJ), assinaram juntos o editorial da nova edição de Espaço e Economia: Revista Brasileira de Geografia Econômica, da qual são coeditores.
O editorial, intitulado “Por mais doutores (as) nas e das periferias brasileiras: uma vitória contra o bolsonarismo“, traz uma breve leitura crítica da questão da educação no Brasil contemporâneo, e ressalta a relevância da abertura do Doutorado em Geografia da UFRRJ.
“De toda maneira, nestes tempos de esperança renovada, há que se louvar a criação do curso de Doutorado em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Muitas análises — bem-vindas, corretíssimas e justas — são realizadas sobre as assimetrias no território nacional e a concentração da maioria dos programas de pós-graduação nas regiões Sul-Sudeste. Todavia, há que se pensar também em outras escalas de assimetrias: ao contrário dos atuais cursos de doutoramento em geografia situados na capital do estado e na cidade de Niterói, o Doutorado em Geografia da UFRRJ será o primeiro situado num espaço periférico do estado do Rio de Janeiro. Sempre associada à violência, problemas desigualdades sociais, corrupção e desmandos políticos, o primeiro semestre de 2024 nos reservará a honra de orientarmos futuros Doutores em Geografia na Baixada Fluminense, subvertendo assim a ordem estabelecida e o discurso dominante a partir de um espaço historicamente marginalizado e periferizado”, destaca o texto.
O Programa de Pós-Graduação em Geografia, criado em 2015 com o curso de Mestrado e que, em 2024, terá sua primeira turma de Doutorado, é um curso bi-campi agregando os departamentos de Geografia do Instituto de Geociências (do campus de Seropédica) e do Instituto Multidisciplinar (do campus de Nova Iguaçu) — sediado, portanto, em duas cidades integrantes da Baixada Fluminense.
__
Leandro Dias de Oliveira e Guilherme Ribeiro, «Por mais doutores (as) nas e das periferias brasileiras: uma vitória contra o bolsonarismo», Espaço e Economia [Online], | 2023, posto online no dia 03 janeiro 2024, consultado o 03 janeiro 2024. URL: http://journals.openedition.org/espacoeconomia/25511
Edição: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ)
Imagem: Leandro Dias de Oliveira