Oficialmente, amanhã (03/04), começarão as obras para a renovação completa da malha hidráulica do câmpus Seropédica. Por isso, o reitor Roberto Rodrigues e o vice-reitor César Da Ros, juntamente da comissão responsável, formada por servidores da UFRRJ, reuniram-se nesta manhã do dia 2 de abril, com os representantes da concessionária Rio+Saneamento, Patrícia Pereira e Cleiton Barbosa, para discutir pontos importantes relacionados à rotina do projeto.
O acordo, firmado em janeiro de 2024, prevê a instalação de hidrômetros em todos os prédios e residências dentro do câmpus, visando reduzir drasticamente o consumo mensal de água, que chegou a níveis elevados anteriormente devido a vazamentos nas tubulações antigas.
O planejamento leva em consideração as especificidades de uma instituição tão antiga quanto a Rural. Entre as preocupações manifestadas pela Reitoria está o mapeamento completo da rede de tubulações para auxiliar em possíveis alterações futuras na rede de água. Também pensando no futuro, o vice-reitor Cesar Da Ros mencionou, na reunião, o desejo da Instituição de implementar práticas mais sustentáveis relacionadas ao uso da água em suas dependências.
Esta será uma obra complexa, que representa um grande avanço para a UFRRJ e determina o fim do longo histórico de disputas judiciais. No passado, houve discordâncias por parte da UFRRJ sobre o método de medição do consumo e nos valores das faturas feitas pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), posteriormente herdadas pela Rio+Saneamento após o processo de privatização.
Para saber mais sobre o Termo de Acordo e detalhes da negociação entre a UFRRJ e a concessionária leia: Justiça homologa acordo entre a UFRRJ e a concessionária Rio+Saneamento
Texto e fotos: Nicole Lopes, estudante de Jornalismo da UFRRJ e bolsista da CCS
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ