Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Renovação na telefonia

Renovação na telefonia

O sistema de telefonia da UFRRJ vem passando por mudanças. Com o objetivo de modernizar as linhas e atender às demandas urgentes da comunidade acadêmica, o servidor Nilson Brito de Carvalho assumiu a gestão do contrato celebrado entre a UFRRJ e a Algar Telecom S/A e esclarece aqui nesta entrevista, também publicada no informativo Rural Semanal (edição nº14/2016) algumas dúvidas dos usuários.

Quais os tipos de serviços de telefonia existentes na UFRRJ?
Nilson Brito – São dois tipos: telefonia fixa comutada e telefonia móvel. Uma parte da telefonia fixa comutada é regida pelo contrato nº33/2015, celebrado entre a UFRRJ e a Algar Telecom S/A; a outra parte está sendo atendida, excepcionalmente, sem contrato pela Telemar Norte Leste S/A, até que todas as linhas possam ser portabilizadas para a Algar; e a telefonia móvel é regida pelo contrato nº05/2015, celebrado entre a UFRRJ e a Claro S/A.

Quantas linhas telefônicas existem na UFRRJ?
N.B. – Em relação à telefonia fixa comutada existem 120 linhas e 208 ramais DDR de prefixo 2681 (4600-4999), e em relação à telefonia móvel existem 65 linhas; linhas estas em uso nos câmpus Seropédica, Três Rios, Nova Iguaçu, Campos dos Goytacazes e CPDA.

Qual foi a sua primeira iniciativa ao assumir a gestão da telefonia?
N.B. – Primeiro, li atentamente cada uma das cláusulas do contrato para saber quando e o que cobrar da empresa prestadora dos serviços, assim como as obrigações que a instituição deverá atender na qualidade de contratante. Depois, reuni a equipe de telefonia para conhecer as demandas existentes e traçar as metas a serem atingidas.

nilson

Equipe de telefonia. Nilson Brito, gestor; Carlos Pereira, instalador e reparador; Luis Marques, instalador e reparador; André Faria, Analista de TI.

Quem compõe a equipe de telefonia da UFRRJ?
N.B. – Temos um Analista de Tecnologia da Informação especializado em Redes (Andre Luis Faria de Oliveira) e dois Instaladores e Reparadores (Carlos Pereira de Souza e Luis Alberto Marques da Silva). Agora estou pleiteando, junto à Administração Superior, a possibilidade da alteração de categoria dos Instaladores e Reparadores para Técnicos em Telefonia, pois o trabalho que vem sendo realizado por estes dois profissionais terceirizados é merecedor de elogios. Com todas as dificuldades existentes, eles têm conseguido, muitas vezes driblando a falta de material, atender às demandas da instituição.

Quais dificuldades você encontrou no início da gestão da telefonia?
N.B. – O convite da pró-reitora de Assuntos Financeiros Nidia Majerowicz foi para assumir a gestão do contrato nº 33/2015 de telefonia fixa comutada. Ao dar início à gestão deste, começaram a surgir várias demandas dos usuários das linhas não comutadas, que não faziam parte do contrato ao qual eu atuava como gestor. Diante desse fato e das implicações que ocasionariam, comuniquei à chefia de Gabinete a necessidade da designação de um interlocutor para tratar dos assuntos que abrangesse todas as modalidades de telefonia da UFRRJ. Com a Portaria nº 241/GR, então fui designado como interlocutor da UFRRJ junto às empresas prestadoras de serviços de telefonia fixa e móvel. A partir daí, pude atender todas as demandas da comunidade.

Por que as linhas não são portabilizadas todas de uma só vez?

N.B. – A portabilidade de uma linha de telefonia fixa comutada necessita de condições técnicas. Vamos supor que todos os setores da UFRRJ estivessem concentrados no prédio central (P1), todas as 120 linhas estariam distribuídas em pontos fixos determinados, o que propiciaria as condições técnicas necessárias para portabilidade de uma única vez. Foi exatamente isso que ocorreu com os ramais DDR (2681 – 4600 a 4999) em 29/02/2016, que eram operados pela Telemar e foram portabilizados à Algar Telecom S/A. Em função de diversos setores da UFRRJ estarem muito distantes entre si, esse é um dos maiores empecilhos para a concretização das portabilidades. Estas dificuldades serão superadas à medida que chegarem os aparelhos VoIP, materiais de telefonia e equipamentos de TI, que estão sendo adquiridos para viabilizar as condições técnicas necessárias para que possamos solicitar a portabilidade de quase todas as 120 linhas.

Existem linhas que não poderão ser portabilizadas?
N.B. – Existem 4 linhas que não possuem nenhuma viabilidade técnica para portabilidade em função do local onde estão instaladas e continuarão com a Telemar: 3787-3983 (Setor de Atendimento Psicológico); 2533-6160 (Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável); 2682-1764 (Residência Oficial de Hóspedes) e 2682-2447 (Centro de Arte e Cultura). Existem também 9 linhas no câmpus de Campos que só serão portabilizadas caso não ocorra nenhum problema com a IRP 04/2016 – MPOG, prevista para ser concluída no mês de outubro/2016.
Gráfico DemonstrativoQuais são as metas a serem atingidas pela equipe da telefonia?
N.B. – Após a fase de identificação e reparo das linhas telefônicas que estavam desativadas por falta de manutenção, estamos dando início à revitalização das caixas de passagem e dutos de distribuição dos cabos de telefonia, que interligam o Pavilhão Central às Unidades Administrativas e Acadêmicas. Nesta primeira fase foram atendidas a Imprensa Universitária, Praça de Desportes e Prefeitura Universitária, e também estão sendo atendidos o ICHS, ICSA, IE e CAIC. O atendimento a estas Unidades se deu, principalmente, em função da parceria do gestor de telefonia com os diretores do ICHS (Ricardo de Oliveira) e ICSA (Daniel Ribeiro de Oliveira), que custearam os materiais necessários para revitalização das caixas de passagem, viabilizando a instalação de 11 novas linhas no ICHS e outras que, brevemente, serão instaladas nas demais Unidades. As próximas Unidades a serem atendidas serão o Jardim Botânico, ICBS e IV, onde vários ramais de prefixo 2681 serão reativados. Também estão previstas instalações de linhas nos alojamentos femininos e masculinos. Todas as Unidades localizadas mais distantes do P1 serão atendidas com aparelhos de telefone VoIP ligados à rede de internet existente no câmpus. A previsão de atendimento a todas as Unidades da UFRRJ deverá ocorrer em março/2017, após a chegada dos equipamentos e materiais necessários à conclusão das portabilidades e expansão das linhas de telefonia comutada.

 


Postado em 26/09/2016 - 10:32 - Atualizado em 14/10/2016 - 11:56

Notícias Relacionadas

Obras na UFRRJ: como funcionam o início, o acompanhamento e a entrega dos projetos concluídos?
Concluída a instalação de wi-fi nos alojamentos femininos
Ativação de wi-fi nos alojamentos inicia no dia 4/10
Serviço de e-mail da UFRRJ migra para o Gmail
Tutoriais ajudam os servidores na migração para o Gmail

Últimas Notícias

Skip to content