Debate sobre relevância das universidades públicas deu o tom na abertura da terceira reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração (Forplad) das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), que aconteceu na tarde de ontem, 22/8, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), câmpus Seropédica.
As atividades foram iniciadas com os cumprimentos e boas vindas apresentados por Thiago José Galvão das Neves, coordenador nacional do Forplad; Ricardo Berbara, reitor da UFRRJ; Roberto de Souza Rodrigues, pró-reitor de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional da UFRRJ; Reginaldo Antunes dos Santos, pró-reitor de Assuntos Financeiros da UFRRJ; e Inessa Salomão, coordenadora de administração do Forplad.
Na ocasião, o reitor Ricardo Berbara realizou uma apresentação sobre a Universidade Rural com a exibição dos vídeos institucionais “Quem conhece vem pra Rural” e “O custo da oportunidade”. Além de valorizar a diversidade dos estudantes que hoje integram os cursos de graduação e de pós-graduação, o reitor Berbara também mencionou a forte relação da Universidade com as comunidades de seu entorno, em especial com a Baixada Fluminense.
Já o pró-reitor Roberto Rodrigues enfatizou a importância de a Universidade Rural sediar pela primeira vez uma reunião do Fórum e de a abertura do evento ocorrer no câmpus Seropédica. “Ter um posicionamento coletivo nesse momento de ataque às instituições públicas, principalmente às universidades, é importante. Precisamos continuar com esse alinhamento dentro das Ifes; termos nossas ações individuais, mas também termos as ações coletivas”, afirmou.
Posteriormente, o professor Carlos Pinkusfeld Monteiro Bastos, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou o primeiro painel do Fórum, intitulado “Conjuntura Econômica e os Impactos nas Universidades Públicas”, onde abordou as mudanças ocorridas na economia do país desde 2011 e sua relação com as Ifes.
A abertura do III Forplad contou, ainda, com apresentações musicais do Coral da UFRRJ e da Orquestra Jovem de Itaguaí.
O Fórum tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes das Ifes. Entre seus objetivos, o Forplad busca estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração; promover o intercâmbio entre as Ifes de temas de interesses do Fórum; consolidar e divulgar documentos junto às Ifes; e assessorar os dirigentes e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
O evento continua nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/8). Para consultar a programação completa, acesse: www.forplad.andifes.org.br