Melhorar as condições de segurança dentro do câmpus Seropédica e nas áreas do seu entorno. Este foi um dos principais objetivos da reunião realizada hoje na Reitoria da UFRRJ, na qual estiveram presentes o capitão Ricardo Nascimento, novo comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar (responsável pelo policiamento ostensivo da cidade de Seropédica); o coordenador de operações da unidade, capitão Wallace Bello; o chefe da Divisão de Guarda e Vigilância (DGV) da Universidade, Renan Canuto; o chefe de gabinete da Reitoria, José Antônio Pimenta; e o reitor da Rural, professor Roberto Rodrigues.
A reunião foi mais uma das iniciativas adotadas com o objetivo de alinhar a política de segurança da Universidade. De acordo com Canuto, já existe um diálogo com a Polícia Militar, que tem mantido viaturas em pontos estratégicos no entorno da Rural, principalmente nos horários mais críticos. E, também, que o trabalho de segurança não é, e não pode ser feito de forma isolada e descoordenada. “Estamos sempre buscando parcerias que nos apoiem nesta área tão importante para a vida da nossa comunidade. A Secretaria Municipal de Ordem Pública de Seropédica, a Polícia Civil já atuam conosco e agora, mais ainda, a PM” comentou ele.
Para o comandante da 4ª Companhia (que é ligada ao 24º BPM – Queimados), capitão Ricardo Nascimento, o diálogo entre todas as instâncias do governo é muito importante e estratégico. “Temos uma boa expectativa e vemos esta integração com bons olhos. Nosso objetivo é não só promover a segurança, mas, também, a sensação de segurança. Já era feito um trabalho de policiamento na região e nós vamos continuar com esta atuação de forma intensa” explicou o comandante.
O coordenador de operações da 4ª Companhia da PM, capitão Wallace Bello, destacou a necessidade do registro formal das ocorrências acontecidas dentro dos câmpus. “Não só é necessário como deve ser feito rapidamente, pois, se passar de 24 horas, já são impostas algumas limitações jurídicas que dificultam um pouco o nosso trabalho”, explicou o capitão. Mais informações sobre como fazer o registro no final do texto.
O reitor da Rural, professor Roberto Rodrigues, explicou que, em breve, uma empresa de segurança privada vai começar a atuar na Universidade, para apoiar e reforçar o trabalho da Divisão de Guarda e Vigilância. Segundo ele, também estão sendo feitos mais investimentos como a ampliação de equipamentos digitais que ajudam nos registros das câmeras de segurança. “Temos limitações, mas temos uma preocupação constante com a segurança de todos os câmpus da UFRRJ. Por isso, nos preocupamos em manter parcerias com os órgãos de segurança” observou o professor.
O capitão Wallace Bello reforçou a necessidade de atenção nos deslocamentos diários no câmpus Seropédica: “Recomendo aos estudantes que não andem sozinhos e evitem áreas mais desertas. Eu estudei aqui, fiz Engenharia Florestal, e conheço bem a Rural. Estamos no Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense, e é importante manter o cuidado”.
O registro de ocorrências deve ser feito junto à Divisão de Guarda e Vigilância (DGV): (21) 2682-1781 / 2681-4646 e, também, na 48ª DP (Seropédica), na BR 465, altura de Campo Lindo (antigo Km 40). O aplicativo Rede Mulher, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, também é indicado, pois tem um botão de emergência, para casos urgentes.
Texto: Cristiane Venancio, Hugo Henrique de Jesus e João Marcelo Almeida
Foto: João Marcelo Almeida