Reunião com representantes das EJs e Enactus apresentou projetos estratégicos, ampliou o diálogo com a Reitoria e anunciou eventos voltados ao fortalecimento do empreendedorismo estudantil
Na última sexta-feira, 22 de agosto de 2025, a Reitoria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realizou uma reunião estratégica no Auditório Prof. Gusmão (Salão Azul), reunindo representantes das Empresas Juniores (EJs), do time Enactus UFRRJ, professores orientadores, coordenadores de cursos e chefes de departamento. O objetivo foi alinhar ações e apresentar os principais projetos institucionais voltados ao fomento do empreendedorismo e da inovação na universidade.
Entre os temas debatidos, ganharam destaque o Parque Tecnológico e a Usina Fotovoltaica, iniciativas estruturantes voltadas à promoção da inovação e da sustentabilidade. Também foram discutidas a institucionalização e a regularização das EJs e dos núcleos Enactus no SIGAA, sistema acadêmico da UFRRJ, como forma de garantir maior reconhecimento acadêmico e apoio institucional. Outro ponto relevante foi o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) destinado às EJs, que amplia as possibilidades de financiamento para projetos estudantis.
O desempenho das EJs federadas à UFRRJ também foi ressaltado, evidenciando o protagonismo estudantil. Além disso, foi apresentada a pesquisa IES Empreendedoras, realizada pela Brasil Júnior, que avalia o impacto do empreendedorismo universitário em seis dimensões: cultura empreendedora, inovação, extensão, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro.
Para que a UFRRJ alcance posição de destaque no ranking nacional da pesquisa, é necessário atingir a meta de 376 respostas ao formulário. Todos os estudantes da universidade estão convidados a participar, preenchendo o questionário disponível em: https://pt.surveymonkey.com/r/QTQ6VW2
Dois eventos de destaque também foram anunciados com o objetivo de fortalecer a rede empreendedora da instituição. O primeiro é o I Encontro MEJ Ruralino, marcado para 6 de novembro, dentro da programação da II Semana Global do Empreendedorismo. Já no dia 22 de novembro, será realizado o I Seminário Vitrine de Resultados das EJs e Enactus UFRRJ, com apresentação dos projetos desenvolvidos e os impactos gerados pelas iniciativas estudantis.
O encontro contou com representantes discentes de todas as regiões onde a UFRRJ atua. De Seropédica, estiveram presentes as EJs Multi Jr, Flora Jr, Rural Consultoria Júnior, Vital Jr, Mensurar Júnior, CETA Jr. Consultoria, Hosp It, Núcleo Consultoria Jr, Solar Materiais e Ártemis Soluções Veterinárias. Do câmpus de Nova Iguaçu, participou a IM Júnior; de Três Rios, a Vale Verde SSA; além do time Enactus UFRRJ, sediado em Seropédica.
A reunião reforçou o compromisso institucional com o estímulo à cultura empreendedora e à inovação, ampliando o impacto social e econômico das iniciativas acadêmicas. “A Pesquisa e a Pós-graduação da UFRRJ têm buscado fortalecer a inovação e a integração com a sociedade, estimulando iniciativas como as EJs, que aproximam nossos estudantes da prática profissional e ampliam o impacto acadêmico no desenvolvimento do país”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Luis Luque.
Texto e fotos: Agência de Inovação/PROPPG
Edição e publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista da PROPPG/CCS
*Atualização em 27 de agosto de 2025: Correção de nome de uma EJs.