O Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro (Friperj), sob presidência do reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, se reúne na próxima segunda-feira (19/05), às 10h, no centro do Rio, com a bancada fluminense da Câmara dos Deputados para debater a grave situação orçamentária enfrentada pelas universidades e institutos federais de ensino do Estado.
A expectativa é a de que a reunião fortaleça o diálogo entre os gestores das instituições que compõem o Friperj e os parlamentares em busca de soluções para garantir o pleno funcionamento do ensino público federal no estado.
Em 07/05, a Administração Central da UFRRJ emitiu uma nota à comunidade informando sobre as medidas emergenciais considerando o grave cenário decorrente do corte orçamentário de, aproximadamente, 4,6% na Lei Orçamentária Anual (LOA 2025), aprovada em abril, em comparação ao previsto no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2025); e ainda, com a publicação do Decreto 12.448, de 30 de abril de 2025, que estabelece a programação orçamentária e financeira deste ano para os órgãos do Ministério da Educação (MEC) com liberação dos limites mensais de empenho para as instituições na ordem de 1/18 do valor da LOA 2025 até o mês de novembro do corrente ano, caracterizando um contingenciamento no orçamento das universidades de mais de 30%.
Dentre as medidas tomadas pela UFRRJ, estão a suspensão imediata de todas as despesas referentes a combustíveis; manutenção de veículos; diárias e passagens e aquisição de material de consumo. Só serão autorizadas as despesas com os serviços de extrema necessidade (segurança, saúde e transporte interno dos discentes). Para todo o limite de empenho liberado em cada mês serão dadas prioridades a pagamento para assistência estudantil e bolsas para os discentes.
O encontro dos reitores e reitoras do Friperj com a bancada parlamentar do Rio acontece no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), na Rua Buenos Aires, 256, Centro.