Na última quinta-feira (11/09), o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Roberto Rodrigues, visitou o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), da Marinha do Brasil, localizado na Penha, conhecido por promover o esporte e a educação física ao nível Olímpico e Paralímpico.
O reitor foi recebido pelo contra-almirante Max Guilherme de Andrade e Silva, comandante do CEFAN, com a intenção de firmar um acordo de cooperação para que a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro utilize a infraestrutura e os equipamentos científicos disponibilizados pelo CEFAN. O encontro contou com a presença do professor e chefe do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD/UFRRJ), Anderson Silveira, e do professor do DEFD/UFRRJ, Bruno Ramalho.
O DEFD foi o responsável pelo contato inicial com o centro, devido a um desejo do departamento em potencializar a área de pesquisa e, principalmente, a formação de futuros atletas da Universidade. A Marinha então mostrou-se interessada em estabelecer uma parceria para o uso das pistas, piscinas, quadras e equipamentos de alta performance.
“Esse acordo vai permitir para a UFRRJ e para nossos alunos uma série de avanços na área estudantil e de pesquisa. Além disso, o diálogo nos permitiu que essas pesquisas também englobassem os cursos de Psicologia e Educação Especial na área do esporte paralímpico”, afirmou o reitor.
Atualmente, além de ser um dos grandes formadores de medalhistas olímpicos, como os atletas Alisson dos Santos (atletismo) e Beatriz Ferreira (boxe), o CEFAN tem sido um grande palco de alto rendimento para jovens em vulnerabilidade social e futuros atletas paralímpicos. Investindo em suas instalações no desenvolvimento e em eventos para PCDs, a Marinha visa promover o esporte através da inclusão social, para que essas pessoas tenham a oportunidade de se desenvolverem psicológica, física e socialmente.
“Ele permite que a gente consiga entregar uma formação geral de qualidade para os nossos alunos. Isso é um incentivo muito grande para que esses discentes permaneçam na Universidade. Além do que, a parceria pode permitir também estágios e pesquisas de iniciação científica para o desenvolvimento desses estudantes”, completou o reitor, ao ser perguntado sobre como o acordo auxiliaria na melhora dos dados de evasão de alunos PCDs e em vulnerabilidade social.
A visita do reitor da UFRRJ ficou marcada por um cerimonial em sua chegada, uma breve apresentação sobre o local, o funcionamento e os objetivos dos laboratórios do CEFAN, além de apresentação dos projetos sociais desenvolvidos na localidade. Em seguida, os oficiais levaram o reitor e os professores da UFRRJ para conhecerem as instalações e, por fim, um almoço para discutirem sobre o acordo.
“A parceria entre a Rural e a Marinha, assim como outras parcerias, são importantes para desmistificar a Universidade como um ambiente isolado. Eles permitem que questões voltadas para o ensino e para pesquisa possam ser feitas com diversas outras instituições”, finalizou Roberto Rodrigues.
Texto e fotos: João Madruga, estagiário de Comunicação da CCS/UFRRJ