Nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, o reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), professor Roberto Rodrigues, e o pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Leandro Dias, estiveram em reunião com a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) Caroline Alves da Costa.
Em pauta, o apoio à implantação do Parque Ecotecnológico da UFRRJ. Foi apresentada à presidente os avanços a respeito do projeto, desde a efetiva aprovação nos Conselhos Superiores até a criação de um Regimento Interno.
Leandro Dias explica que a Administração Central da Universidade vem concentrando ações da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Planejamento, Avaliação e Desenvolvimento Institucional, dentre outras instâncias, para não somente projetar uma estrutura física para o Parque como também para a efetivação de um plano de negócios.
Segundo o pró-reitor adjunto, a presidente da Faperj se mostrou interessada no projeto e se prontificou a tornar a Fundação uma parceira de fato na condução deste projeto. “A presidente da Faperj se mostrou muito interessada em apoiar projetos que permitam o desenvolvimento regional e estimulem o crescimento socioeconômico a partir de ações de cunho ambiental no estado do Rio de Janeiro”, concluiu.
O projeto do Parque Ecotecnológico da UFRRJ se propõe a ser um polo de referência em inovação sustentável no estado do Rio de Janeiro. Desenvolvimento regional, inovação e sustentabilidade são os três conceitos que norteiam a iniciativa.
Para a concretização desse projeto, a Universidade já assinou Acordos de Cooperação com três parceiros: a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Prefeitura de Seropédica e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município. Além disso, mantém diálogo e apoio de outras entidades e esferas governamentais, tais como o BNDES e parceiros estratégicos com vistas à cooperação entre universidades, centros de pesquisa, setor produtivo e sociedade civil.