Na manhã desta quarta-feira (10/09), o reitor Roberto Rodrigues e o pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Leandro Dias foram recebidos, em Brasília, pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin. O encontro, mediado por Rafael Braz (PSB), tratou dos projetos do Parque Ecotecnológico da UFRRJ e da valorização das terras do câmpus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
“Foi uma honra imensa apresentar ao vice-presidente Geraldo Alckmin os projetos em curso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em especial, o Parque Ecotecnológico. Ele ficou muito impressionado com o potencial de desenvolvimento da região, fortemente integrada por diversos veios logísticos e ligada ao Complexo Portuário de Itaguaí, que tem despontado como um caminho de investimento industrial. De alguma maneira, posso dizer que esteve hoje em debate, no Palácio do Alvorada, a potência da UFRRJ no desenvolvimento da Baixada Fluminense, apresentada como local de oportunidades, desenvolvimento tecnológico e inovação”, afirmou Leandro Dias.
O pró-reitor acrescentou que Alckmin se mostrou muito interessado nas propostas apresentadas, destacando membros da equipe técnica do MDIC para um diálogo mais aprofundado. Destacou que os projetos apresentados estão fortemente vinculados com a política industrial Nova Indústria Brasil, que tem entre suas missões a Agroindústria Sustentável e Segurança Alimentar, a Mobilidade Verde e a Descarbonização e Transição Energéticas, todos temas articulados com os projetos da UFRRJ.
Alckmin também ressaltou que o modelo apresentado pela UFRRJ de Parque Tecnológico é relevante, e que ele tem assistido o sucesso de várias experiências semelhantes, especialmente no estado de São Paulo. Nesse aspecto, o vice-presidente da República ressaltou a força econômica do eixo formado pela Rodovia Presidente Dutra, que agrega uma grande quantidade de indústrias, especialmente, no território paulista, e que pode assistir à ampliação deste mesmo modelo no estado do Rio de Janeiro.
“Essa conversa se deu entendendo a importância da nossa região no desenvolvimento do país e de nossos projetos, que convergem com a própria política de neoindustrialização proposta pelo governo Lula. Foi uma reunião muito positiva. A ideia é que a façamos outros encaminhamentos a partir desta conversa inicial”, finalizou o reitor da UFRRJ.
Fotos: MDIC