O reitor Roberto Rodrigues participou, na manhã desta quarta-feira (23/8), de audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado. Rodrigues foi um dos reitores convidados pela Comissão para debater o financiamento da pesquisa em instituições federais de ensino.
O reitor apresentou dados sistematizados pelo Observatório de Política Macroeconômica, grupo formado por alunos da graduação, sob orientação da professora Luciana Ferreira, do curso de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFRRJ). “Os estudantes têm trabalhado com os dados das universidades, e também com ciência. Então, a ciência na universidade pública funciona desde o primeiro momento em que o aluno entra na instituição”, disse.
Na apresentação, Rodrigues ressaltou a questão do orçamento. “Temos várias possibilidades de enxergarmos o orçamento. Estou trabalhando aqui com a dotação orçamentária atualizada, e não aquela que é executada definitivamente no ano”, explicou o reitor, que também é professor do curso de Economia do Instituto Multidisciplinar (IM/UFRRJ).
Na parte final da audiência, Roberto Rodrigues reforçou o papel da ciência para o desenvolvimento do país:
“O Brasil vai crescer e se desenvolver a partir do momento que tivermos a percepção de médio e longo prazo da ciência. Interromper a ciência é interromper um trabalho que vem sendo feito há muito tempo. Quando cortamos recursos da ciência e da educação – principalmente das universidades públicas e institutos federais – nós chegamos à situação de parar o desenvolvimento de tecnologia e inovação de nosso país”.
Para ver a participação do reitor da UFRRJ, acesse a gravação da audiência no Youtube da TV Senado: https://www.youtube.com/watch?v=tWBsUv0b_pw
Fotos da galeria: divulgação
Edição: João Henrique Oliveira (CCS/UFRRJ)