O bate-papo aconteceu nesta terça-feira (05/06) e foi transmitido ao vivo pelo canal do Podcast no YouTube. Quem conduziu a entrevista foi o diretor do Jornal Atual, Marcelo Godinho, que fez perguntas sobre vários assuntos, como a especialização acadêmica do reitor e questões mais específicas da UFRRJ.
Além de falar sobre a importância das universidades, o reitor também discutiu sobre o papel das instituições públicas de ensino em relação aos jovens, e da necessidade de estabelecer outra visão sobre o ensino médio público. “Nós não podemos tirar a autoestima dos alunos do ensino médio e fundamental jogando eles em uma vala comum de que o ensino público é muito ruim e pronto acabou. Muito pelo contrário, nós temos que incentivá-los, trazê-los. E, se chegar na universidade, que tem chegado, é mantermos esse aluno, darmos oportunidades para que ele conclua o seu curso e mude a sua vida. Temos conseguido muito sucesso com os que chegam na Universidade. Então nós temos que incentivar cada vez mais que esses alunos venham para a universidade e desejem estar na universidade. Não é verdade que a formação deles é ruim e que eles não vão chegar aonde querem”, ressaltou o reitor na entrevista.
Outros pontos foram abordados, como o Friperj, a Semana Rural 2024, a falta de luz em Seropédica, a assistência estudantil, o papel do Estado, além da pesquisa, ensino e extensão universitária.
Confira a entrevista completa através do link: https://www.youtube.com/watch?v=RVgO9RtXsq8&list=PLdVIdE_rKvykLXI71n5R3bAms3xmQALaA&index=2
Texto: Matheus Mendonça – bolsista de Jornalismo da CCS
Fotos: Jornal Atual
Edição e publicação: Fernanda Barbosa, jornalista e coordenadora da CCS/UFRRJ