O reitor da UFRRJ, professor Roberto Rodrigues, concedeu uma entrevista ao colunista Sidney Rezende, do Jornal O Dia, publicada nesta segunda-feira, dia 21 de agosto.
Roberto fala sobre o Prêmio FRIPERJ/FAPERJ/IPP, que teve seu primeiro edital aberto este mês, do qual é um dos idealizadores como presidente do Friperj (Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Educação do Estado do Rio de Janeiro). A premiação concederá R$ 18 mil ao primeiro colocado na categoria tese de doutorado e R$ 10 mil para o primeiro colocado na categoria dissertação de mestrado.
Na entrevista, o reitor explica a importância da criação do Friperj, em 2022, e de prêmios como esse: “O Rio de Janeiro vem, décadas atrás de décadas, perdendo relevância econômica e política no Brasil. Deixamos de ser a terceira economia. Temos índices elevadíssimos de violência, temos alguns dos piores indicadores socioeconômicos do país. Mas continuamos formando mestres e doutores nas diversas áreas de conhecimento com trabalhos inovadores. Sistematizar essas produções e utilizá-las de forma a criar propostas de pontos de políticas para o nosso Estado é um dos principais objetivos do Fórum”, ressaltou.
Roberto também falou ao colunista sobre a criação do curso de graduação de Licenciatura em Educação Especial na UFRRJ, sobre a atuação da Fazendinha Agroecológica, que completou 30 anos recentemente, dentre outros assuntos que podem ser conferidos na entrevista completa: