A deliberação sobre objeção de consciência ao uso de animais nas aulas, aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em julho deste ano, foi destaque no site Conexão Planeta na última segunda-feira, dia 23 de agosto.
Na matéria escrita pela jornalista Suzana Camargo, a pauta sobre o uso de animais durante as aulas práticas de alguns cursos da UFRRJ volta a ser debatida, porém, agora com um desfecho.
No início de julho, a Comissão de Regulamentação da Objeção de Consciência na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro havia realizado uma audiência pública sobre o documento que foi enviado ao Cepe (leia aqui). Após oito anos de discussões, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), responsável pelo assunto dentro da UFRRJ, aceitou a objeção dos alunos ao uso de animais em documento publicado no dia 30 de julho.
A matéria publicada no Conexão Planeta também faz menção ao estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Róber Bachinski, que foi o precursor deste movimento nas universidades do Brasil.
Para ler a reportagem completa, visite: https://conexaoplaneta.com.br/blog/em-decisao-historica-universidade-federal-rural-do-rio-de-janeiro-reconhece-direito-de-alunos-que-se-recusam-a-fazer-pesquisa-usando-animais/
Imagem em destaque: Deposit Photos