Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > Notícias Graduação > Regulamentação da objeção de consciência ao uso de animais em aulas avança na UFRRJ

Regulamentação da objeção de consciência ao uso de animais em aulas avança na UFRRJ

 

 

Na terça-feira, 13/7, a Comissão de Regulamentação da Objeção de Consciência na UFRRJ realizou uma audiência pública sobre a minuta da deliberação à objeção de consciência ao uso de animais nas aulas práticas da Universidade. Criada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em 2019, a Comissão, que é presidida pelo pró-reitor adjunto de graduação Edson Jesus, busca tornar os processos educativos que se utilizem de animais vivos ou mortos em uma decisão optativa, garantindo aos discentes a livre escolha a não fazer algo que lhe fira  a consciência.

A discussão sobre o tema acontece desde 2013, principalmente no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e no Instituto de Veterinária (IV), onde a prática do uso de animais nas salas de aula ainda é constante.  O debate segue em pauta nos institutos, onde há polarização de opiniões sobre o assunto.

Durante a audiência, o palestrante convidado, professor Thales Tréz, da Universidade Federal de Alfenas, relatou sua experiência com estudantes objetores ao longo dos anos. “Eu pude acompanhar de forma muito próxima, casos de estudantes que se viam completamente desencontrados, desconfortáveis e críticos a essas aulas práticas com animais. Em diversos cursos, veterinária, psicologia, biologia e na própria medicina humana eu tive a oportunidade de conhecer estudantes que abandonavam os cursos, que estavam bastante motivados mas que não deram conta da pressão que acontecia com bastante frequência ao se posicionarem contra essas práticas com animais.”, comentou o o professor.

Em um artigo publicado em  2015, Tréz, que é membro do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, categoriza o uso de animais em três tipos: uso benéfico de animais, uso neutro e uso prejudicial.  No uso benéfico, os animais são utilizados em sala de aula visando um benefício ao próprio animal, como em casos de castração ou outros procedimentos clínicos que envolvem a saúde do animal. O uso neutro trata-se de um método de observação, onde os estudantes anotam os comportamentos dos animais. Já a terceira categoria, centro de toda a problematização, é o uso prejudicial de animais. Nesta, o animal deixa de ser um sujeito e é tratado apenas como objeto, tendo seus interesses desconsiderados.

O segundo convidado da mesa, Laerte Levai, especialista em bioética, destaca que nenhum aluno deve ser forçado a realizar experimentação animal, sobretudo quando tal prática ofende as suas convicções e aderir ou não a metodologia didático-científica tradicional é uma opção que deveria ser interpretada não como uma liberalidade docente, mas como um direito legítimo do estudante.”

Como meio legítimo de preservar convicções morais, políticas e culturais de forma geral, o estudante que se opuser a dissecção de animais pode invocar em seu favor a chamada cláusula da objeção de consciência prescrita na Constituição Federal. O aluno tem o direito de apresentar um trabalho substitutivo, realizado sem o uso de animais e sem que ocorra qualquer prejuízo em suas avaliações pelos professores.

Na UFRRJ, até o momento, apenas o Instituto de Veterinária (IV) possui aprovação do Regulamento da Objeção de Consciência. A minuta publicada pela Comissão busca expandir a regulamentação para os demais cursos que pratiquem atividades com animais na Rural.

Para o aluno do curso de Medicina Veterinária da Rural, Joshua Dylan, membro da Comissão na UFRRJ, o processo de extensão da regulamentação para toda a Universidade é essencial. “Para os estudantes é de extrema importância que a objeção ganhe visibilidade, pois se trata de um avanço na proteção aos direitos individuais, no que tange à liberdade de crença, e um refinamento da democracia na proteção às minorias dentro da instituição.”, conta.

O professor Luciano Alonso (ICBS/UFRRJ), mediador da audiência, destacou alguns tópicos importantes presentes no documento, como os procedimentos que os estudantes devem seguir caso não queiram utilizar os animais nas práticas de seu curso, as instâncias que tratarão do tema e os métodos substitutivos ao uso de animais em diferentes disciplinas. “O que se propõe é um ambiente de harmonia, de tranquilidade e construção do conhecimento, de avanço dos métodos científicos, incluindo a possibilidade de substituição do uso de animais.”, relata o professor.

Após a apresentação da minuta, a  Comissão de Regulamentação da Objeção de Consciência na UFRRJ encaminhou o documento para avaliação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

 

Leia a minuta do documento encaminhado ao Cepe: clique aqui

Assista ao vídeo da audiência pública: clique aqui

 

Texto: Isabele Bard – estagiária de Jornalismo da Prograd/CCS

Imagem: freepik


Postado em 21/07/2021 - 16:33 -

Notícias Relacionadas

Processo seletivo para reintegração aos cursos de graduação da UFRRJ recebe inscrições até 8/12
Divulgado edital de mobilidade intercampi para estudantes de graduação
UFRRJ divulga processo seletivo para 888 vagas residuais em cursos de graduação
Universidade Aberta do Brasil: edital para concessão de bolsas de coordenador de curso
UFRRJ realiza sessões solenes de colação de grau de 957 formandos

Últimas Notícias

Skip to content