No dia 19 de dezembro, o técnico de registro da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Agnaldo Machado de Andrade, esteve no setor de Equideocultura da UFRRJ para registrar os equinos da raça Mangalarga Marchador. Na ocasião, foram realizados 23 registros provisórios e 10 registros definitivos de equinos nascidos na Universidade, filhos de garanhão e de matrizes próprios. Agnaldo é Zootecnista, com graduação e mestrado pela UFRRJ.
A UFRRJ é a única universidade que tem equinos registrados na ABCCMM e com sufixo próprio. O sufixo da instituição é IZKm47, que é uma espécie de “sobrenome” do animal. Todo equídeo que nasce na UFRRJ tem, portanto, um nome (que se inicia com a letra do ano correspondente. Hoje a UFRRJ já está nomeando com a letra H; em 2023, será a letra I e, assim por diante) e um “sobrenome”, que sempre é IZKm47. Esse sufixo foi estabelecido porque a Universidade está localizada no km 47 da Antiga Estrada Rio-SP, e IZ é do Instituto de Zootecnia.
Vale lembrar que, na década de 50, chegaram ao setor de Equideocultura da UFRRJ os primeiros exemplares de equinos da raça Mangalarga Marchador para formação do plantel.
Para mais informações sigam o site da Equideocultura: https://institucional.ufrrj.br/equideocultura/ e as redes sociais: @equideocultura_iz47_ufrrj e @hippusrural