Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
A PROEXT
Acadêmico
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
edital
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DGCC
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Institucional UFRRJ
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vídeos
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Regenera Mata Atlântica implanta sistemas agroflorestais na região serrana do Rio de Janeiro

Regenera Mata Atlântica implanta sistemas agroflorestais na região serrana do Rio de Janeiro

Divulgação Científica | 02/12/2025 - 09:50
Projeto Regenera Mata Atlântica

A Mata Atlântica tem hoje apenas 31% de sua vegetação nativa, enquanto 67% da área foi alterada por atividades humanas. Uma análise do MapBiomas, divulgada em 2024, revela que apenas os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo conseguiram recuperar mais do que perder parte desse bioma. Os dados mostram a urgência de conciliar o uso responsável dos recursos naturais com o desenvolvimento sustentável. Com este propósito, nasceu o Regenera Mata Atlântica, iniciativa que une a conservação ambiental a oportunidades de geração de renda para produtores rurais.

Criado em fevereiro de 2023 como projeto de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Regenera atua principalmente nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O projeto já implantou mais de 20 mil metros quadrados de sistemas agroflorestais (SAFs), modelos de cultivo que integram árvores, fruteiras e lavouras no mesmo espaço, imitando o funcionamento de uma floresta e promovendo a recuperação do solo, a biodiversidade e a produção de alimentos. Nesse período, foram cerca de 2.500 árvores nativas plantadas, 12 propriedades familiares atendidas e mais de 300 estudantes envolvidos nas ações educativas e técnicas.

Coordenado pela professora Anelise Dias, integrante do Departamento de Agrotecnologias e Sustentabilidade (DATS), o Regenera é vinculado ao Instituto de Agronomia (IA) e ao Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica, e conta com o apoio do professor Ricardo Berbara, professor do Departamento de Solos (IA), e dos engenheiros agrônomos Taila Guimarães e Daniel Dias, mestres em agricultura orgânica.

Inspirado na ideia de restauração produtiva, o projeto propõe a recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal com o uso de espécies nativas da Mata Atlântica, ao mesmo tempo em que oferece alternativas sustentáveis de produção agrícola. Isso permite que agricultores familiares possam cumprir o Código Florestal e, ao mesmo tempo, ampliar a diversidade de seus cultivos e fontes de renda. 

 O Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012) determina que proprietários rurais mantenham uma área mínima de vegetação nativa, chamada Reserva Legal, que varia entre 20% e 80% da propriedade, dependendo da região. Além disso, protege as Áreas de Preservação Permanente (APPs), margens de rios, nascentes, encostas e outros locais sensíveis. Quando essas áreas estão degradadas, é obrigatório promover a recomposição com espécies nativas. 

Dependendo do tamanho da propriedade, por exemplo, o agricultor tem a obrigatoriedade de recompor uma faixa com vegetação nativa. É nesse contexto que o Regenera entra em ação, contribuindo para a recomposição com espécies do próprio bioma. Dessa forma, a restauração ambiental torna-se aliada da geração de alimento, renda e trabalho. O projeto busca mostrar ao agricultor que ele não está perdendo determinada área ao deixar de explorar, mas ganhando biodiversidade, variedade de alimentos e de produtos. 

Como funciona o sistema agroflorestal 

Devido às características da região, o Regenera adotou os SAFs como estratégia para promover a sustentabilidade no campo. Antes da implantação, é realizada uma abordagem participativa e formativa, que começa com visitas às propriedades e escuta das demandas dos agricultores. Em seguida, são feitos o diagnóstico socioambiental, o planejamento do desenho do SAF, a análise do solo e o preparo da área.

Sistemas agroflorestais (SAFs)

“A olericultura, do jeito que ela é praticada em áreas montanhosas, com solo nu e encanteirado e morro abaixo é incompatível com a necessidade de uma agricultura que gere menos impacto sobre o solo e a água”, explica Anelise Dias, coordenadora do projeto e professora da UFRRJ. “A ideia seria juntar a necessidade de sistemas de produção mais sustentáveis com as características do solo e do clima locais, atender ao Código Florestal Brasileiro e propor os sistemas agroflorestais, com a implantação em áreas de preservação permanente e reserva legal.”

A metodologia adotada, chamada de restauração produtiva, se baseia em princípios da agroecologia e restauração ecológica. As espécies usadas nos SAFs são ingá, ipê, paineira, jequitibá, jatobá, guapuruvu, banana, café, guandu e mandioca. 

“A gente incentiva a transição agroecológica, que é essa mudança de mentalidade, de sistema, de produção do convencional para o orgânico, visando à conversão para a agricultura orgânica”, afirmou a professora Anelise.

Integração da Universidade com a comunidade agrícola

Um dos diferenciais do Regenera é a atuação junto ao Instituto Bélgica – Escola Família Agrícola Rei Alberto I, em Nova Friburgo. No colégio, foi instalado um viveiro agroflorestal pedagógico com capacidade para 10 mil mudas, que abastece as propriedades e serve de base para aulas práticas, oficinas e projetos dos alunos.

Nessa parceria, dois egressos da Escola Família Agrícola são bolsistas técnicos do projeto, e atuam diretamente na mediação com os estudantes, na gestão do viveiro e no contato com os agricultores interessados em restaurar suas áreas. 

A proposta dialoga com temas em ascensão nas políticas públicas e na formação técnica e universitária, como a agroecologia, a educação do campo e a restauração de biomas. Segundo Daniel Dias, agrônomo do projeto, essas frentes se fortalecem mutuamente.

Os beneficiados pelo projeto vão desde os produtores até os jovens participantes. “Formar esses jovens para trabalhar e atuar nesta região de grande produção de olerícolas é um desafio e ao mesmo tempo gratificante, porque tem muita área de restauração protegida”, diz Taila Guimarães, coordenadora técnica do Regenera.

Ela acrescenta que o processo é essencial para explicar aos produtores a importância de plantar árvores, restaurar a mata ciliar e de seguir o Código Florestal. De acordo com Taila, o produtor, ao seguir a legislação, também terá o benefício de gerar valor econômico em seu sistema de produção. “O Regenera Mata Atlântica, para mim, é o trabalho que mais toca o meu coração, porque de fato eu trabalho com o que eu sempre estudei na Rural.”, compartilhou a agrônoma. 

O Regenera contou com o apoio do projeto Farmacopeia Marik’á, coordenado pelo docente Ricardo Berbara. Para o custeio e aquisição de equipamentos, a ação recebeu recursos de emenda parlamentar do então deputado Marcelo Freixo. Por isso, a duração das atividades de extensão depende de novos investimentos. 

As atividades do projeto podem ser acompanhadas na página https://www.instagram.com/regeneramataatlantica/

Confira mais fotografias do Regenera na galeria a seguir:

Imagens: arquivo Regenera Mata Atlântica.

Texto: Gabrielly Damasceno, Isabelle Valente e Luciana Gomes – estudantes de jornalismo da UFRRJ.

Supervisão: Alessandra de Carvalho – docente do curso de jornalismo da UFRRJ.

Notícias Relacionadas

Configurações de cookies

Para garantir a melhor experiência ao usuário durante a visita aos nossos sites, a UFRRJ utiliza cookies.

Alguns cookies são estritamente necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados. Outros cookies são coletados para melhorar o desempenho do nossos websites e a sua experiência por meio da análise de tráfego. Esses cookies podem também incluir cookies de publicidade, instalados por terceiros, como redes sociais. Seu principal objetivo é integrar conteúdo de mídia social em nossos sites, como plug-ins sociais.

Navegando através do MENU LATERAL, é possível conhecer e gerenciar  as categorias de cookies utilizadas nos sites ufrrj.br

Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.