Mesa-redonda destaca o papel da universidade na formação de empreendedores que transformam pesquisa em inovação

A mesa-redonda “Da Bancada ao Mercado: Um Bate-Papo com Mentes Empreendedoras” ocorreu na manhã de quarta-feira (12), durante a abertura da VI Reunião Anual de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTEC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A discussão girou em torno do papel das universidades na formação de empreendedores que desenvolvem, ainda na graduação, pesquisas essenciais para a construção de um futuro profissional e social.
O contato entre cientistas e empreendedores foi o tema central do diálogo. Para as palestrantes, o incentivo da academia aos alunos é fundamental, tanto para a criação de pesquisas quanto para a adesão de novos profissionais no mercado do empreendedorismo. “Façam parte de grupos de pesquisa dentro da universidade, porque são lá que surgem grandes ideias. Se quiser empreender, comece daqui, de dentro da universidade”, comentou a pesquisadora Gabriela da Silva, cientista-chefe da Metabolic Biosolutions, startup que cria biossoluções aplicando técnicas de otimização metabólica.
A conversa contou com a presença de Cássia Bucher, C&O da Biohop, empresa focada no cultivo in vitro de lúpulo, e de Isabelle Mazza, C&O da Flower Nanotechnology, empreendimento que conecta a nanociência à utilização prática. O diálogo teve mediação da professora Yara Peluso que é membro do comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o professor João Victor Nicolini, coordenador do comitê institucional PIBITI.


Texto: Rafaela Leondy e Mayra Oliveira, estudantes de Jornalismo da UFRRJ
Fotos: Mayra Oliveira; Rafaela Leondy; e Yutá Garcia, estagiário de Jornalismo da Agência de Inovação/CCS.
Orientação: Sandra Garcia, professora do Departamento de Letras e Comunicação
Publicação: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS.
Erramos: Na versão anterior desta matéria, informamos incorretamente que a professora Yara Peluso era coordenadora do PIBITI. Na verdade, ela é membro do comitê do PIBIT. O coordenador do PIBITI é o professor João Victos Nicolini. O texto já foi corrigido.