De 10 a 14/11, debates sobre o futuro do planeta e as fronteiras do conhecimento marcam a programação científica da UFRRJ

A XII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) e a Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec) 2025, que acontecem na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) de 10 a 14 de novembro, contarão com uma programação que incluem palestras e mesa redonda. Os encontros reunirão especialistas de diversas áreas para aprofundar os debates propostos pelo evento, que este ano tem como tema central “Justiça Climática: por um mundo mais sustentável, justo e igualitário”.
Todas as palestras principais serão realizadas no Auditório Hilton Sales, localizado no segundo andar do Pavilhão Central (P1). As inscrições seguem abertas até segunda-feira (10), pelo site do evento.
Confira a programação:
Segunda-feira, 10/11 | Abertura
Monique Fonseca Mello Frota, especialista em governança climática e políticas públicas ambientais, abre oficialmente o evento. Com experiência em economia circular e agronegócio sustentável, e mestranda em Biociência e Saúde pela Fiocruz, Frota é sócia da Goiaba Consultoria e do Escritório Fonseca Mello Frota. A palestrante, que também contribui com artigos para o portal Poder 360, busca integrar ciência, direito e sociedade para o enfrentamento da crise climática.
Quarta-feira, 12/11 | Empreendedorismo
O foco da manhã de quarta-feira será a transição da academia para o mercado. As palestrantes Cassia Pereira Coelho Bucher, Gabriela de Souza da Silva e a Isabelle Mazza compartilharão suas experiências e orientações em um bate-papo com os estudantes sobre os desafios e oportunidades do empreendedorismo na ciência.
Quinta-feira (13/11) | Destaques da Ciência
Claudio Maia Porto, que possui vasta experiência na área de Física e Ensino de Física, abordará o centenário de uma das teorias mais disruptivas da ciência moderna, discutindo temas como Invariância de Gauge e Modelos Eletrofracos Estendidos.
A Maria Helena Farias, membro titular do Comitê Executivo (CE) da Rede de Metrologia Química do Inmetro (Remeq-I) e membro do Metrology Working Group for Flow and Volume (MWG10) do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), discutirá a importância fundamental da metrologia para o desenvolvimento social e tecnológico.
Sexta-feira (14/11) | Encerramento e Premiação
Encerrando o ciclo de debates e conectando-se diretamente ao tema central do evento, a Dra. María del Carmen Villarreal Villamar conduzirá a palestra de encerramento, trazendo reflexões práticas sobre a aplicação da justiça climática no cenário pós-COP30.
Para se localizar, consulte o mapa abaixo.

Texto: João Vitor Freitas, jornalista e bolsista de Jornalismo da Prograd/CCS
Mapa: CCS/UFRRJ