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RAIC 2025 é encerrada no câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ com conferência virtual e reconhecimento às pesquisas
01/12/2025 - 09:37
Ao longo de uma semana, o evento mobilizou mais de 40 apresentações e dezenas de avaliadores
RAIC 2025 é encerrada no câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ com conferência virtual e reconhecimento às pesquisas. Captura de tela: Luiza Arantes
A XII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) chegou ao fim no câmpus Nova Iguaçu na sexta-feira, 14/11, em uma cerimônia virtual marcada pelo reconhecimento ao esforço coletivo de estudantes, professores e equipes de apoio do Instituto Multidisciplinar (IM). Durante a semana, de 10 a 13/11, o câmpus foi ocupado por debates, apresentações e trocas de experiências que, segundo a coordenação local, reafirmaram a importância da pesquisa científica em um cenário em que a produção de conhecimento segue pressionada por incertezas e cortes estruturais.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor José Luis Luque, “esta edição da RAIC demonstrou que mesmo em tempos desafiadores, a pesquisa segue como força vital da universidade. O engajamento dos estudantes, orientadores e equipes de apoio reflete o compromisso da UFRRJ com uma formação científica crítica, criativa e socialmente relevante. O câmpus Nova Iguaçu mostrou, mais uma vez, que a ciência pode nascer muito perto da comunidade e transformar realidades”, destaca.
A professora Marcia Murilio Souza, coordenadora da RAIC no IM, abriu a cerimônia com um balanço detalhado da edição de 2025. “Foram 50 resumos submetidos, mais de 30 pareceristas e 46 trabalhos apresentados, com cerca de 30 avaliadores presenciais”, afirmou. Ela destacou ainda a presença majoritária de orientadores e o engajamento dos estudantes, que acompanharam as sessões e contribuíram para o clima de vitalidade acadêmica que marcou esta edição.
Os trabalhos apresentados cobriram áreas diversas como Ciências Humanas, Exatas, Linguística, Artes, Multidisciplinar e Ciências Sociais Aplicadas, em modalidades como PIBIC, PIBIC-V, PET e outras bolsas. A pluralidade temática, segundo a professora, confirma o IM como um espaço de formação científica multidisciplinar e sensível às demandas contemporâneas da pesquisa no Brasil.
A coordenadora também agradeceu aos professores, pós-graduandos, orientadores e especialmente às 14 monitoras dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Especial, responsáveis pela organização das salas, pelo apoio durante as apresentações e pelo registro do evento. Citou ainda o trabalho da equipe de comunicação, que coordenou as ações de divulgação, e agradeceu à Coordenação Geral da RAIC & RAIDTec, representada pela professora Daniela Cosentino Gomes, pelo apoio contínuo. “Somente uma coletividade de pessoas que acredita na pesquisa científica como todos nós poderia realizar um evento tão brilhante”, concluiu.
Monitores e coordenadoras RAIC. Foto: Carolina Camilo Professoras avaliadoras do XII RAIC. Foto: Glayce Kelly Oliveira Monitores e coordenadoras RAIC. Foto: Carolina CamiloCoordenadoras e Professores avaliadores da XII RAIC. Foto: Glayce Kelly OliveiraCoordenadoras e Professores avaliadores da XII RAIC. Foto: Leonardo dos SantosCoordenadora Marcia Maurilio e professores avaliadores. Foto: Ludmila GomesCoordenadora Marcia Souza e os professores avaliadores Foto: Glayce Kelly OliveiraCoordenadora Marcia Souza e os professores avaliadores Foto: Glayce Kelly OliveiraCoordenadora Marcia Maurilio, professores avaliadores e alunos apresentadores. Foto:Ludmila GomesCoordenadora Marcia Maurilio, professores avaliadores e alunos apresentadores. Foto: Ludmila GomesProfessoras avaliadoras do 4° dia XII RAIC. Foto: Erica OrricoProfessoras avaliadoras do 4° dia XII RAIC. Foto: Erica Orrico
Premiação RAIC & RAIDTec 2025 – Instituto Multidisciplinar
Ciências Humanas – Educação
PIBIC – Premiado – 1321839 — Educação a Distância e Educação Digital no Brasil: aproximações e distinções na legislação educacional — Júlia Verlí Teixeira, Andreia da Gomes da Cruz
PIBIC – Menção Honrosa – 1300927 — Como o produtivismo acadêmico vem sendo debatido nas publicações em Educação? — Livia Vitória Silva, Aline de Carvalho Moura
PIBIC-V – Premiado – 1313614 — Uma pesquisa sobre o Atendimento Educacional Especializado: suportes educacionais para a escolarização de estudantes com deficiência — Bruna Ramos Barbalho, Carla Cordeiro Marçal Y Gutierrez
Ciências Humanas – Filosofia
PIBIC – Premiado – 1316992 — A nova era da reprodutibilidade técnica: a essencialidade do pensamento de Walter Benjamin no século XXI — Estela Mazza Cardoso, Affonso Henrique Vieira da Costa
Ciências Humanas – História
PIBIC – Premiado – 1297876 — Exposições universais, tecnologia e propriedade industrial entre os séculos XIX e XX: levantamento dos registros de patentes entre 1860 e 1882 — Yann Dezedias Miranda, Mônica de Souza Nunes Martins
PIBIC – Menção Honrosa – 1324678 — Escravos no altar: clivagens e aproximações (Freguesia de Nossa Senhora da Candelária, Rio de Janeiro, século XVIII) — Ludimila Barbosa Jacintho; orientação de Roberto Guedes Ferreira
PIBIC-V – Premiado – 1323609 — Batismos de Livres (Candelária, Rio de Janeiro, século XVIII) — Rebeca Sant’Anna de Souza, Roberto Guedes Ferreira
Outras Bolsas – Premiado – 1313318 — Alforria batismal: a regeneração do cativeiro pela palavra na água (Rio de Janeiro, século XVIII) — Mateus Barbosa da Nóbrega, Roberto Guedes Ferreira
Outras Bolsas – Menção Honrosa – 1314569 — Levantamento das concessões de privilégios do século XIX — Beatriz Ferreira Fernandes, Mônica de Souza Nunes Martins
Ciências Humanas – Geografia
PIBIC – Premiado – 1315037 — Parques Naturais: instrumentos de transformações territoriais e ambientais na Baixada Fluminense — João Paulo Alves de Oliveira, Edileuza Dias de Queiroz
PIBIC – Menção Honrosa – 1324718 — O uso dos atlas geográficos e dos mapas mentais como recursos didáticos no ensino de geografia no Cangulo, em Duque de Caxias — Isadora Letícia Melo Fernandes; orientação de Clezio dos Santos
Ciências Sociais Aplicadas – Economia
PIBIC – Premiado – 1321357 — A execução da Lei Paulo Gustavo na Baixada Fluminense — Fabrício Pereira Barbosa Alves; orientação de Bruno Borja
Linguística, Letras e Artes – Linguística
PIBIC – Premiado – 1326935 — A variação entre “só que” e “mas” na quebra de expectativa: uma análise baseada em testes de produção — Letícia Aline Amaral Mattos, Juliana Barbosa de Segadas Vianna
Outras Bolsas – Premiado – 1323909 — A avaliação da concordância verbal de terceira pessoa em Nova Iguaçu — Márcio André, Juliana Barbosa de Segadas Vianna
Texto: Jonathan Monteiro, jornalista e bolsista de Jornalismo da PROPPG/CCS. Fotos: Carolina Camilo, Erica Orico, Glayce Kelly Oliveira, Leonardo dos Santos, Ludmila Gomes, ambos monitores da RAIC no Câmpus Nova Iguaçu. Captura de tela: Luiza Arantes