Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia Destaque > Química e Veterinária têm aulas presenciais desde setembro

Química e Veterinária têm aulas presenciais desde setembro

 

Após três períodos seguidos funcionando somente no formato emergencial remoto, os cursos de Química e Medicina Veterinária retomaram as aulas práticas em setembro. O retorno aos laboratórios foi feito mediante a aprovação pelo Conselho Universitário das normativas para o 1º período letivo de 2021 (Deliberação Nº 331/2021). Para isso, as turmas foram subdivididas em grupos de dez estudantes, a fim de garantir o distanciamento físico e a segurança de alunos e servidores.

Segundo a professora Andreza Amaral, coordenadora da graduação em Medicina Veterinária, o ensino remoto foi um desafio para o curso que possui aproximadamente 70% da grade de aulas práticas. O planejamento das disciplinas, que antes eram presenciais, foi adaptado para que os alunos pudessem cursar parte online e parte presencial. Ela conta: “Foi uma questão legal e uma decisão do curso de que a gente tivesse pelo menos uma pequena carga horária prática das disciplinas em formato presencial, porque entendemos que nós temos responsabilidade perante os profissionais que formamos. Formar veterinários cirurgiões que nunca pegaram num bisturi não é algo que para gente faz sentido.”

Essa carga horária prática foi organizada de forma que os alunos precisassem ir à sala de aula em dois sábados no período letivo, com oito horas de aula a cada dia. A aluna Larissa Rosa, que mora em Paraíba do Sul, optou por retornar à república em Seropédica durante a semana entre as aulas. “É muito difícil ficar sem ter o contato com os animais. Esse último período então eu estava muito desanimada. Mesmo sendo só dois sábados de aula prática já fez muita diferença pra mim, me lembrou porque eu quero ser médica veterinária”

Na graduação em Química, a maioria das matérias experimentais não foi oferecida enquanto não havia a possibilidade de usar os laboratórios. Por isso, agora existe uma demanda alta de aulas práticas, que foram condensadas a fim de diminuir a carga horária de dez aulas para são oito. Com as turmas divididas em grupos de dez, cada grupo assiste o correspondente a duas aulas por vez, o que diminui o número de deslocamento dos alunos ao câmpus.

A professora Andressa Esteves leciona aulas práticas de Química Orgânica de segunda-feira a sexta-feira: “Na minha avaliação, dá mais trabalho. Tem que ter um rigor maior de preocupação com os alunos e com a gente. Mas tenho conseguido dar as aulas de uma maneira bem tranquila.  É cansativo, mas eu chego em casa feliz, satisfeita. Eu estava muito ansiosa para voltar a ter contato presencial com os alunos”. Ela reforça que é muito importante o uso de máscaras e dos demais Equipamento de Proteção Individual (EPIs) que estão sendo fornecidos pela Universidade, como o álcool 70 que é produzido nos laboratórios do curso de Química.

 

Aula de Química Orgânica. Imagem: Andressa Esteves

 

Segundo a pró-reitora de Graduação Nídia Majerowicz, são 266 alunos matriculados em 33 turmas de aulas práticas no momento. Ela comenta: “Essa proposta de retorno gradual às atividades presenciais está sendo feita com base nas orientações do Comitê de acompanhamento Coronavírus da UFRRJ, com toda a cautela necessária para preservar a saúde e a vida das pessoas. Cumprindo a decisão judicial, nos comprometemos a retornar presencialmente em 31 de janeiro de 2022, com os cuidados sanitários recomendados.”

O vice-reitor César Augusto Da Ros reforça que o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19 no país e no estado do Rio de Janeiro tem contribuído para uma melhora significativa dos indicadores epidemiológicos: “Se esta tendência de melhora for mantida ao longo das próximas semanas, haverá condições para que ocorra uma mudança da bandeira amarela para a verde e, desta para a branca, o que garantirá o retorno gradual e seguro das atividades acadêmicas e administrativas, até a sua integralidade”. Ele mencionou também uma série de providências que estão sendo tomadas pela Universidade para o plano de retomada de atividades.

No entanto, o vice-reitor destaca os desafios do retorno presencial na Instituição “em decorrência da pandemia, da crise econômica, social e política pela qual atravessa o país neste momento com impactos diretos sobre o funcionamento das IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), especialmente no que se refere às restrições orçamentárias enfrentadas ao longo dos últimos anos”. 

Em entrevista, o vice-reitor detalhou informações sobre a preparação da Universidade para a retomada às atividades presenciais, para conferir na íntegra clique aqui.

 

Texto: Carolina Carvalho – residente de Jornalismo da Assessoria de Comunicação da Prograd/UFRRJ


Postado em 29/11/2021 - 13:00 -

Notícias Relacionadas

Nota do Comitê de Acompanhamento do Coronavírus em face à circulação da subvariante Ômicron BQ1
Suspensa a vacinação contra a covid-19 nos alojamentos
Comitê Covid-19 atualiza orientações à comunidade universitária
Medidas para o retorno seguro às atividades presenciais
Reitor saúda a comunidade universitária em retorno às aulas presenciais

Últimas Notícias

Skip to content