Com participação de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ), dois lançamentos abordam criticamente a questão do clima: o dossiê “Clima e Território: enraizando o debate” e a coletânea “Politizando o Clima: poder, territórios e resistências”.
Produzido pelo Coletivo de Pesquisa Desigualdade Ambiental, Economia e Política, o dossiê aborda a discussão climática a partir de uma perspectiva crítica. Em pauta, questões como racismo ambiental, financeirização da natureza e danos gerados por grandes corporações do capitalismo extrativo.
A publicação reúne artigos de pesquisadores que integram o coletivo e conta com contribuições da professora Fabrina Furtado e da doutoranda Caroline Boletta, ambas do CPDA/UFRRJ.
A publicação está disponível para download em: https://conflitosambientais.org/home/livros/
A coletânea “Politizando o Clima: poder, territórios e resistências” é organizada por Fabrina Furtado e por Elisangela Paim, que fez pós-doutorado no CPDA e é coordenadora do Programa Energia e Clima para América Latina, da Fundação Rosa Luxemburgo.
Com o objetivo de problematizar o debate climático, a publicação demonstra que as soluções baseadas na financeirização da natureza e no capitalismo extrativo não apenas falham em resolver a crise, mas também aprofundam as desigualdades e violam direitos.
A coletânea é uma parceria entre Fundação Rosa Luxemburgo, CPDA/UFRRJ, Editora Funilaria e Coletivo de Pesquisa Desigualdade Ambiental, Economia e Política.
Baixe gratuitamente em https://rosalux.org.br/biblioteca/
(Imagens: divulgação)