Busca-se com a presente proposta intervir, através da perspectiva psicossocial, junto a alunos e professores no sentido do enfrentamento ao preconceito e a discriminação de grupos minoritários. A escola é espaço rico de troca interpessoais, e, por conter grupos sociais distintos em suas características sejam elas físicas ou culturais, também é um espaço que revela relações intergrupais identitárias de ingroup e outgroup. A escola, é nesse sentido, um microcosmo da sociedade em geral, se tornando um excelente espaço de sensibilização para questões importantes nas relações sociais. O objetivo do presente projeto é propor 4 atividades que consigam atingir a comunidade escolar no sentido de sensibilização e produção de ações dialógicas, de ampla participação, e com isso, de estímulo a autonomia e transformação social. As ações propostas são: Etapa virtual- Curso de extensão de 30 horas voltado para professores e estudantes de licenciatura sobre Psicologia social, preconceito e intervenção na escola; Produção de um “ Caderno virtual interativo” a partir de atividades virtuais feitas com alunos de escolas públicas de Seropédica e adjacências; Etapa presencial – Criação de um trabalho piloto de formação de multiplicadores entre os estudantes para discussão do Caderno virtual interativo em escolas da região através de palestras presenciais; Culminância em um evento de apresentação dos resultados do projeto na UFRRJ.