A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), comunica que a pesquisa a fim de conhecer o nível de utilização de tecnologias digitais por discentes e docentes da Universidade foi prorrogada e deve ser preenchida até a próxima sexta-feira (05/06) às 23h59.
Mais de 80% dos professores e acima de 1/3 dos estudantes responderam os questionários propostos pela Universidade. A prorrogação do prazo para participação na pesquisa objetiva dar nova oportunidade à participação da comunidade acadêmica.
Os formulários específicos para docente e discente estão disponíveis no SIGAA (dentro dos Portais do Docente e do Discente, respectivamente). Para acessá-lo basta entrar no sistema e ir em notícias. Veja o caminho para acessar:
– Discente: faça o login no SIGAA > entre no Portal do Discente > Bloco de Notícias > entre na notícia “Diagnóstico Tecnologias Digitais – Discentes” > acesse ao formulário > preencha e finalize.
– Docente: faça o login no SIGAA > entre no Portal do Docente > Bloco de Notícias > entre na notícia “Diagnóstico Tecnologias Digitais – Docentes” > acesse ao formulário > preencha e finalize.
Questionário
Na pesquisa direcionada para os discentes, estão presentes questões que procuram entender quais suas limitações e capacidades. Uma das perguntas, por exemplo, questiona se o estudante tivesse todo o suporte de serviço de Internet e equipamentos, como seria a realização de atividades a distância das disciplinas do seu Curso e quantas horas do dia o discente teria condições de dedicar para atividades de estudos online.
Para os docentes, o questionário procura saber, por exemplo, se o profissional tem acesso regular e/ou diário a Internet em sua moradia, que ferramentas/atividades digitais já utilizou com os seus estudantes para o ensino e aprendizagem, entre outras questões.
Confira também a nota da Administração Central que explica este processo de formulação das novas políticas acadêmicas neste momento de pandemia: UFRRJ realiza discussões e consultas para a criação de políticas acadêmicas.