O pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRRJ, Leandro Dias de Oliveira, participou da Reunião Ordinária do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi), órgão de assessoramento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro foi realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.
No primeiro dia, os pró-reitores visitaram o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) a fim de verificar a possibilidade de uso dos laboratórios da instituição. Em 1º de agosto, foi realizada reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com presença do diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos, Nelson Barbosa, além de gestores das áreas de Planejamento e Pesquisa Econômica, Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior, Inovação e Estratégia Industrial. Em seguida, ocorreu encontro na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – com participação do diretor-presidente Celso Pansera. Entre os temas debatidos, destacam-se o financiamento à pesquisa; a construção de parcerias para inovação e desenvolvimento tecnológico; o estímulo a cooperações técnicas; e a política de estímulo à ciência.
Em 2 de agosto, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Unidade Maracanã, recebeu os pró-reitores. Representaram o Cefet-RJ o diretor-geral Maurício Saldanha Motta e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Ronney Boloy. O Copropi foi representado por seu presidente e vice, Flávio Demarco (UFPel) e Marcos Vital (UFRR), respectivamente.
A mesa “Ações e Competências do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi)” contou com o presidente da entidade, Júlio César Castelo Branco Reis. A seguir, aconteceu debate sobre a Portaria Capes nº133/2023, referente ao acúmulo de bolsas.
Criado em 2009, o Copropi tem como objetivos, entre outros, identificar as necessidades nacionais e regionais nas áreas de pesquisa, pós-graduação e inovação; propor às agências de fomento a adoção de políticas para implementação das soluções apresentadas; e promover intercâmbios e cooperações.
Com informações da PROPPG/UFRRJ e da Andifes
Fotografias: Miriam Braz (CCS/UFRRJ) e divulgação PROPPG/UFRRJ (fotos da galeria)