A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), nos últimos seis meses, tem se esmerado em realizar ações para ampliar não somente os investimentos em ações de pesquisa de alto nível, como permitir a expansão e democratização de bolsas e oportunidades para os estudantes que cursam pós-graduação na UFRRJ. Isso passa pela atenção constante às oportunidades que emergem das agências nacionais de fomento, como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação; além da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), pertencente à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Rio de Janeiro.
Neste sentido, destacam-se os resultados positivos em editais com participação institucional. Foram conquistadas duas bolsas de mestrado e uma de doutorado no Edital 38/2022 – Capes – Parcerias Estratégicas nos estados PDPG-FAP III, que agraciaram discentes da UFRRJ. Na submissão realizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação José Luis Luque Alejos, na Chamada CNPq nº 69/2022 (Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação/PIBPG – Mestrado e Doutorado – 2022), foram conquistadas dez bolsas mestrado e dez de doutorado, um resultado muito contundente num edital bastante disputado em nível nacional. Já na Chamada do CNPq Nº 068/2022, do Programa MAI-DAI – Mestrado e Doutorado para Inovação, a UFRRJ foi agraciada com dez bolsas de mestrado, dez de doutorado e 55 de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI) associadas. Ressalte-se, aqui, o papel fundamental da comissão que preparou e submeteu a proposta institucional, formada pelos professores Fabio Scott, Camila Pinho, Yara Cid, Thais Azevedo e Fernando Gomes. A inovação – em suas diferentes possibilidades processuais, organizacionais e de produto – é um dos escopos principais da gestão, com todo o estímulo aos trabalhos da Agência de Inovação (PROPPG/UFRRJ).
A constante divulgação, o processo de seleção e o apoio (desde a inscrição até a finalização) dos projetos no âmbito do Finep também é missão institucional, o que tem permitido a conquista de importantes vitórias, como a recente aprovação do apoio financeiro ao Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva da UFRRJ (Citei), coordenado pela professora Marcia Denise Pletsch. É importante celebrar também as conquistas dos docentes-pesquisadores da instituição em editais de alto nível: no CNPq, 13 professores foram agraciados com bolsas de produtividade em pesquisa, em diferentes níveis, na Chamada CNPq 09/2022, cujo resultado foi recentemente publicado; do mesmo modo, 15 docentes foram selecionados na Edição 2022 dos editais Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), da Faperj. São importantíssimas vitórias para a pesquisa institucional que merecem ser reforçadas e parabenizadas.
Recursos institucionais
A PROPPG também tem atuado fortemente no lançamento de editais com recursos institucionais e com verbas oriundas do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap). Em 2023, foram lançados editais como:
– Edital 001/2023, da PROPPG/UFRRJ, para concessão de auxílios financeiros de apoio às atividades de internacionalização de docentes dos programas de pós-graduação, destinando recursos a pesquisadores em missões de pesquisa em países de diferentes continentes;
– Edital 002/2023, da PROPPG/UFRRJ, para concessão de auxílios financeiros para mobilidade internacional de estudantes de pós-graduação, cujos repasses a discentes de doutorado da UFRRJ para atividades internacionais permitirão o aprimoramento e capacitação para as pesquisas em curso na instituição.
Reforça-se a importância da Coordenadoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Corin/PROPPG/UFRRJ), não somente no apoio às atividades de internacionalização, mas também como norteadora de diálogos com diferentes países – sejam da América do Norte ou Europa, África ou América Latina – com o objetivo de criar elos consistentes entre a UFRRJ e outras instituições de todo o mundo.
Além destes, foram lançados:
– Edital 003/2023, da PROPPG/UFRRJ, para concessão de auxílios financeiros de apoio a grupos de pesquisa liderados por docentes vinculados a programas de pós-graduação, visando ao atendimento de demandas de serviços e insumos. O cadastramento, acompanhamento e apoio a grupos de pesquisa, laboratórios de uso restrito e multiusuários pela Coordenação de Pesquisa (CoPesq/PROPPG) permite um diagnóstico institucional e o foco nas ações prioritárias;
– Edital 004/2023, da PROPPG/UFRRJ, para concessão de auxílios financeiros de apoio a jovens docentes pesquisadores da UFRRJ, voltados para docentes ainda não inseridos em programas de pós-graduação. É uma iniciativa pioneira de democratização dos recursos institucionais, visando atender a professores recém-doutores ou que recentemente ingressaram nos quadros da UFRRJ. A PROPPG cumpre papel importante de trabalhar pelo futuro da pesquisa de qualidade na UFRRJ.
Por fim, é importante destacar o Edital 01/2023, para seleção de cursos ministrados por pós-graduandos da UFRRJ. O objetivo é selecionar e apoiar a oferta de cursos de extensão visando ao fortalecimento da popularização de pesquisas desenvolvidas na UFRRJ. Trata-se de uma importante iniciativa conjunta da PROPPG, Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e Coordenadoria de Educação a Distância (Cead), no âmbito do Programa de Popularização da Pesquisa Através de Cursos de Extensão (PPESCE).
Por Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/UFRRJ)