Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reingresso Processo Anterior
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Termo de Colaboração
Termo de Fomento
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Proposta de cisão institucional do IM – Posicionamento da Administração Central da UFRRJ

Proposta de cisão institucional do IM – Posicionamento da Administração Central da UFRRJ

DSC_0037

Instituto Multidisciplinar em Nova Iguaçu: educação de qualidade na Baixada

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro completou 105 anos de sua origem, em 20 de outubro, como instituição federal de ensino superior, formadora de profissionais inseridos nos mais distintos setores da sociedade brasileira. Seus estudantes são oriundos de diferentes regiões do país e vêm atuando como profissionais no Brasil e no exterior.

 

Há 11 anos, a UFRRJ, participando dos processos de expansão e interiorização do ensino superior, do Governo Federal, empenhou-se em oferecer seus cursos em instalações localizadas nos municípios de Nova Iguaçu e Três Rios. Neste processo, constituiu-se como universidade multicampi, fortalecendo o seu papel como promotora de educação gratuita e de qualidade também na Baixada Fluminense e em Três Rios, bem como em 11 municípios do estado do Rio Janeiro, com a oferta de cursos de graduação à distância.

 

A inserção na região foi significativamente ampliada por algumas ações aprovadas em seus colegiados superiores:

 

1.implantação do Instituto Multidisciplinar (IM) em Nova Iguaçu, em 2005, com seis cursos de graduação e, posteriormente, do Instituto Três Rios com quatro cursos de graduação;

 

2.inserção da UFRRJ no Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, do Governo Federal (Reuni) em 2007, com a criação de 24 novos cursos no câmpus Seropédica, ampliando a oferta de graduações no turno da noite. O próprio Instituto Multidisciplinar, por decisão interna, participou do programa de expansão, contando atualmente com 11 cursos de graduação;

 

3.adesão ao Enem/Sisu, em 2009, com a aplicação de bônus para egressos de escolas públicas e reserva de vagas para professores em suas licenciaturas.
A entrada da UFRRJ no Enem/Sisu foi decisiva para a ampliação do acesso aos seus cursos de graduação. Ao tempo em que eliminou os muros do vestibular, a nova forma de ingresso trouxe a visibilidade da UFRRJ perante a população da Baixada Fluminense, ampliando a entrada em setores da sociedade anteriormente excluídos das universidades públicas. Em 2012, a UFRRJ aderiu ao sistema de cotas na sua plenitude.

 

Todo este processo de expansão com inclusão social se deu sobre uma situação de total precariedade devido aos “desinvestimentos” de governos passados. Hoje, por outro lado, as universidades federais vivem as dificuldades de uma expansão ainda não concluída, com a redução expressiva nos investimentos, a partir de 2013, e cortes orçamentários de 47% em 2015. Uma conjuntura de minguados recursos públicos, insuficientes para as universidades estabelecidas, expandidas ou em fase de implantação.

 

Observe-se que a carência de vagas no ensino superior público é uma realidade nacional. No Censo da Educação Superior 2013, apenas 15,5% dos jovens entre 18 a 24 anos estavam matriculados no ensino superior. Destes, apenas 4,1% estudavam em instituições públicas. Números estes obtidos após o período de expansão das universidades federais e estaduais.

 

Ao mesmo tempo, o Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE) tem como uma de suas metas “elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público”. Em números do Censo da Educação Superior 2013, isto significa um aumento de 91% no número de matrículas nas instituições públicas de ensino superior e de 49% no setor privado. Para que isto ocorra, os governos federal, estaduais e municipais deverão elaborar planos e dotações orçamentárias específicas para uma nova rodada de expansão. Sem o devido planejamento, isto se torna uma peça de ficção.

 

A UFRRJ é uma instituição centenária que não titubeou em empreender esforços para inserir-se local e nacionalmente, ampliando sua atuação nos diferentes campos do saber nos momentos de expansão. Os câmpus da UFRRJ em Nova Iguaçu e em Três Rios são parte deste esforço, que ampliou e buscou consolidar as estruturas já existentes de Seropédica e de Campos dos Goytacazes. Esse esforço não é isolado, mas fruto do trabalho conjunto das comunidades dos diferentes câmpus, realçando-se, inclusive, a participação de docentes do IM na constituição da atual Administração Central desta universidade, nas Pró-Reitorias de Graduação e de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Institucional.

 

Convém destacar que a reforma do Estatuto e do Regimento geral da UFRRJ, aprovados em 2012, contemplou a realidade multicampi, incorporando em seus artigos uma estrutura descentralizada e a previsão de implantação da Direção de Câmpus e de representações de todas as pró-reitorias nesses câmpus. Esta estrutura encontra-se em construção e a realidade multicampi já produziu avanços significativos no campo acadêmico (programas de pós-graduação compartilhados, projetos de pesquisa e extensão conjuntos, mobilidade intercampi, entre outros). Contudo, como em qualquer processo recente de mudança temos muitos desafios a serem enfrentados, sobretudo na infraestrutura de suporte às atividades fim (ensino, pesquisa e extensão).

 

No âmbito do desenvolvimento institucional, existe a necessidade de que sejam definidos critérios de alocação de recursos financeiros, humanos e materiais capazes de atender às especificidades de cada câmpus, além da necessidade de definição de novas rotinas institucionais.

 

Entendemos que mudanças institucionais precisam estar respaldadas num amplo debate junto às instâncias representativas da comunidade universitária e referendadas pelos colegiados deliberativos constituídos.

 

Cabe destacar, também, que é tradição da UFRRJ ser uma instituição aberta ao debate democrático das demandas legitimamente apresentadas pelos integrantes da sua comunidade universitária. Contudo, o que está sendo veiculado neste momento é uma proposta de cisão de uma universidade multicampi em fase de consolidação, sobretudo, num momento de dificuldades políticas, econômicas e sociais.

 

Dessa forma, a Administração Central da UFRRJ manifesta a sua discordância com o conteúdo e a metodologia adotados para fomentar um movimento de cisão institucional. E, também, reitera a importância da realidade multicampi e o papel que nossa Universidade vem desempenhando ao longo da sua história para proporcionar uma educação pública, gratuita e de qualidade, ampliando cada vez mais esse acesso à população da Baixada Fluminense.

 

Por fim, entendemos que o que fortalece a educação superior na Baixada Fluminense é uma universidade sólida, integrada e integradora, capaz de pensar os problemas locais, contextualizando-a nacional e internacionalmente.

 

Seropédica, 22 de outubro de 2015

Ana Maria Dantas Soares

Reitora da UFRRJ


Postado em 23/10/2015 - 10:58 -

Notícias Relacionadas

Magistério em Educação Especial: divulgado resultado final
Magistério em Educação Especial: divulgado resultado da prova didática
Magistério em Educação Especial: divulgado resultado da prova escrita
Trabalho de docente na educação empreendedora é destaque em e-book do Sebrae
Proext abre inscrições para projeto “Computação para todos”

Últimas Notícias

Skip to content