Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Filter by Categories
A PROEXT
Acesso Rápido RE
Acesso Rápido RU
Ações de Extensão
Almoço
Alojamento e Convivência
ASSUNTOS ADMINSTRATIVOS
ASSUNTOS ESTUDANTIS
ASSUNTOS FINANCEIROS
Atualizações do Diário Oficial
Auditórias Anuais
Banco de Legislação - Financeiro
BIEXT
Bolsas Assuntos Estudantis
Caderno Extensão
Calendário
Câmara de Extensão
Cantinas
Cardápio do Restaurante Universitário
Carga Horária Diretrizes Curriculares
Centro de Memória
Clipping
COAP
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar
Como Chegar Graduação
Composição Câmara de Graduação
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Comunicados Oficiais
Concursos
Contrato de Obras
Coordenações de Curso
CORIN
CPPD
Cursos
Cursos de Pós-Graduação
DAC
DCF
DEL
Deliberações - CPPD
Deliberações CEPE Calendários
Deliberações COAP
Desenvolvimento Institucional
Desjejum
DGCC
Diretrizes Curriculares Nacionais
Diretrizes Gerais
DLI
Documentos Fórum das Coordenações
DPPEx
DRCI
Dúvidas Financeiro
Dúvidas Frequentes RE
Dúvidas Frequentes RU
Dúvidas Monitoria Graduação
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais
Editais - Fluxo contínuo
Editais Corin
Editais em Aberto
Editais em Andamento
Editais Fechado
Empresas Juniores
Equipamentos Multiusuários
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe
Equipe e Contatos
Espaços Físicos Comerciais
Eventos
Eventos Servidor
EXTENSÃO
Extratos de Convênio
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco
Fale Conosco Imprensa
Fale Conosco PROPLADI
Fapur
Finanças DCF
Formulário Cursos
Formulários - CPPD
Formulários Acadêmicos
Formulários Câmara de Graduação
Formulários COAP
Formulários Cursos Extensão
Formulários DCF
Formulários DP
Formulários Equipe de Trabalho Extensão
Formulários Eventos Extensão
Formulários Monitoria Graduação
Formulários NAAP
Formulários PICDT
Formulários Prefeitura
Formulários Prestação de Contas
Formulários Prestação de Serviços Extensão
Formulários Programas Extensão
Formulários Projetos Extensão
Formulários Publicação Extensão
Formulários STA
Glossário
GRADUAÇÃO
Grupo de Estudo
Grupos PET
Ineagro
Informações para cadastro
informes Mobilidade Acadêmica Intra-campi
Informes Parfor
Informes PET
Iniciação Científica
INSTITUCIONAL
Jantar
Jornal da Graduação
Laboratórios
Lato Sensu
Legislação NULEP
Legislação Ouvidoria
Lei Orçamentária Anual
Leis - CPPD
Links
Links
Links Extensão
Links PARFOR
Links Pós-Graduação
Links úteis
Links úteis NULEP
Links Úteis Servidor
Logotipos
Manuais NULEP
Mão de Obra Terceirizada
Militantes
MOBILIDADE INTRA-CAMPI
MOBILIDADE NACIONAL
Mobilidades Estudantil
Normas
Normas Curso
Normas de Extensão
Normas Financeiro
Notícia
Notícia Destaque
Noticia Pós-Graduação
Notícias
Notícias
Notícias
Notícias Assuntos Estudantis
Notícias CPPD
Notícias da Extensão
Notícias de Cantinas e Espaços Físicos
Notícias Graduação
Notícias Institucionais
Notícias Orçamento e Finanças
Notícias Prefeitura
Notícias Rural Semanal
Notícias Terceirizados
Outros Contratos
Ouvidora
Ouvidoria
PARFOR
PET
Planejamento Institucional
Portal do Serividor
Portarias
Portarias Financeiro
PÓS-GRADUAÇÃO
Práticas Específicas
Pré-Enem Nova Iguaçu
Pré-Enem Seropédica
Prefeitura
Prestação de Contas
Principais Orientações - Coaaf
Principais Orientações - Coapen
Principais Orientações - Cocad
Principais Orientações - Copag
Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Adminstrativos
Pró-reitor Adjunto de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor Adjunto PROPLADI
Pró-Reitor de Assuntos Administrativos
Pró-reitor de Assuntos Financeiros
Pró-Reitor PROPLADI
Pró-Reitor(a) Adjunto de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) Adjunto de Extensão
Pró-Reitor(a) Adjunto de Graduação
Pró-reitor(a) Adjunto de Pesquisa e Pós Graduação
Pró-Reitor(a) de Assuntos Estudantis
Pró-Reitor(a) de Extensão
Pró-Reitor(a) de Graduação
Pró-Reitor(a) de Pesquisa e Pós Graduação
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Intra Campi
Processo Seletivo Mobilidade Acadêmica Nacional
Processo Seletivo PARFOR
Processo Seletivo PET
PROEXT
Programas
Programas
Projetos encerrados
Projetos vigentes
PROPLADI
Publicações
Publicações Graduação
Quadro de Vagas
Regional ou Cultural
Regulamentos e Regimentos
Reingresso
Reingresso Interno
Reingresso Interno Modalidade
Reitor
Relatórios DCF
Relatórios de Gestão
Religioso ou Ecumênico
Reopção Cursos
Revista Extensão
Rural Semanal
Secretaria Administrativa
Secretaria de Registros Acadêmicos - Solicitações
Secretaria Ouvidoria
Sem categoria
SEMEX
Serviços gerais
Stricto Sensu
Terceirizados
Transferência Externa
Transferência Interna
Transparência e Prestação de Contas
Treinamentos e Palestras Financeiro
UFRRJ Ciência
Vice-Reitor
Vídeos Imprensa
Portal UFRRJ > INSTITUCIONAL > Notícia > Projeto Zebrafish: a Ciência como ponte entre a Universidade e o ensino básico

Projeto Zebrafish: a Ciência como ponte entre a Universidade e o ensino básico

Através das redes sociais, projeto de extensão da UFRRJ apresenta conteúdos científicos de forma lúdica para estudantes e educadores do Ensino Fundamental II.

 

Levar o conhecimento científico da Universidade Rural para as salas de aulas das escolas do município de Seropédica. Esta é a proposta do projeto de extensão “O zebrafish sai do aquário e chega à sala de aulas: nadando em conhecimentos”, aprovado no último edital do Programa de Bolsas Institucionais de Extensão (Biext) da Pró-reitoria de Extensão (Proext). 

O zebrafish (ou peixe-zebra) possui 70% de semelhança genética com os seres humanos. (Imagem: Shutterstock)

Voltado para alunos do Ensino Fundamental II, o projeto tem como mascote e objeto de estudo o Zebrafish (Dario rerio), um pequeno peixe utilizado em pesquisas científicas da Universidade Rural como um modelo experimental alternativo aos roedores e de baixo custo de criação e manutenção.

“Utilizar animais como ferramenta atrativa para crianças de 11 a 14 anos (faixa etária média do Ensino Fundamental II) é uma maneira de interagir com elas. Sabemos que elas ainda necessitam do lúdico para a construção do conhecimento. Além disso, essa faixa etária, em sua maioria, nasce praticamente “alfabetizados digitais” e vários conceitos da área das ciências tornam-se mais atraentes quando apresentados em conexão com a realidade da faixa etária”, explica a professora Leilane Nepomuceno (Departamento de Biologia Animal/ICBS), que coordena o projeto.

Além de Leilane, integram a equipe do Zebrafish os professores Rosa Maria Mendes (DBA/ICBS) e Marcos Antonio dos Santos (DBA/ICBS), e o aluno bolsista Lucas Sarmento de Souza. O projeto conta ainda com a colaboração de um time de 12 alunos voluntários do curso de Medicina Veterinária da UFRRJ.

Inicialmente, as ações do Zebrafish foram pensadas em formato presencial. No entanto, com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, elas precisaram ser adaptadas para o ambiente virtual. Desde abril deste ano, são divulgados, através das redes sociais do projeto, conteúdos didáticos que abordam as contribuições do zebrafish para a Ciência, bem como temas considerados importantes para a área como, por exemplo, os relacionados ao meio ambiente. O objetivo é ajudar a aprimorar e a potencializar o processo de ensino e aprendizagem de estudantes e educadores afastados das salas de aula durante o período de isolamento social.

 

 

Os conteúdos publicados nos canais de divulgação do Zebrafish foram produzidos de forma remota por toda a equipe do projeto através de um grupo de estudos organizado por meio da plataforma Central Extensionista de Dados (CED) da UFRRJ em junho deste ano. 

Para Leilane, estimular a participação dos alunos da graduação em atividades de difusão do conhecimento científico é essencial. 

“Diante de novos panoramas em nosso país em que a Ciência tem sido muitas vezes menosprezada, é importante que cada aluno da graduação tenha o contato com o conhecimento científico, mas, ao mesmo tempo, não se distancie da realidade que cerca toda a comunidade do entorno. Precisamos, enquanto professores e alunos, realizar trocas de saberes com a comunidade. Esses alunos são os futuros profissionais atuantes no mercado de trabalho, e cada aluno do ensino fundamental precisa entender que o que o separa da Universidade é apenas o tempo, pois quando trilhamos um objetivo de vida, ele será concretizado”, afirma.

 

 

Acompanhe o Zebrafish nas redes sociais

Facebook: https://www.facebook.com/projetozebrafish
Instagram: https://www.instagram.com/projetozebrafish.ufrrj/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCt3gvyIyhmG5hcSkC0ryaOw

 

 

 

 

Por João Gabriel Castro, estagiário de jornalismo da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/UFRRJ).


Postado em 27/10/2020 - 16:59 -

Notícias Relacionadas

UFRRJ e PUC-Rio unem forças pela qualidade de vida de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus
Cientistas da UFRRJ são reconhecidos por pesquisa sobre sequestro de carbono em áreas reflorestadas
Com apoio técnico da UFRRJ, cachaça de Paraty obtém reconhecimento do INPI
Setenta professores da Rural são contemplados no edital APQ1 da Faperj
Agência de Inovação da UFRRJ lança Vitrine Tecnológica da instituição

Últimas Notícias

Skip to content