Texto: Thaís Melo*
O projeto Sementes Internacionais, iniciativa de professores do curso de Relações Internacionais, vem realizando mesas redondas online durante o isolamento social. Os debates não poderiam abordar outro assunto que não fosse a Covid-19, cada encontro aborda um aspecto diferente da situação.
Foram promovidas até o momento, oito mesas redondas por meio de lives (transmissão ao vivo) na página do projeto no Facebook. Os encontros abordaram diversos temas como: “Covid-19 e saúde global”, “Covid-19 e a nova crise do Neoliberalismo”, “Covid-19 e o multilateralismo”, “Covid-19 e economia internacional”, dentre outros.
O coordenador e professor do curso de Relações Internacionais da UFRRJ, Luiz Felipe Osório, relatou como surgiu o projeto Sementes Internacionais. “O projeto foi idealizado pela professora Charlotth Back, que imediatamente ganhou o apoio e a adesão da coordenação do curso. O projeto é aberto à comunidade acadêmica e a quem mais queira aderir ao debate sobre a pandemia e seus efeitos em meio ao cenário internacional”, explicou o docente.
O projeto Sementes Internacionais de acordo com o professor “vem para fomentar nos espectadores a consciência crítica e a capacidade analítica dos fenômenos que se apresentam em nosso cotidiano, incentivando-os a escrever e a pensar sobre nossa realidade”, contou o docente. Segundo ele, tal objetivo fica claro até no nome da iniciativa que indica o caráter de promoção do pensamento a partir da vertente internacional e também dentro da Universidade Rural.
O professor explicou as temáticas escolhidas para alguns dos encontros. “Os temas das mesas de debates são variados, mas, ao mesmo tempo, correlatos à pandemia. No primeiro encontro, em 24 de abril, discutimos o falso embate entre saúde e economia colocado em nossa sociedade, com a participação do economista e urbanista Heitor Silva. No segundo, em 27 de abril, discutimos com o convidado internacional, cientista social Jesús Sabariego, quanto à nova crise do neoliberalismo e a pandemia. Já no do dia 30, debatemos com o diplomata brasileiro Tainã Novaes, que está atualmente em missão na Organização das Nações Unidas (ONU), o tratamento multilateral dado à pandemia. O projeto tende a aproximar os mais diferentes vieses da pandemia que nos assola, mostrando por múltiplas faces as possibilidades de análise”, relatou.
O retorno do público que participa das mesas redondas tem sido positivo e a cada encontro o número de participantes aumenta. “Temos alcançado o objetivo inicial de ser aberto à toda sociedade. Os alunos de Relações Internacionais da UFRRJ participam ativamente, mas também alunos e interessados de outras cidades e estados de todo o Brasil, além de participações pontuais de pessoas do exterior. O público vem aumento quantitativamente desde o primeiro encontro, assim como também a qualidade das discussões ”, explicou o coordenador do curso de Relações Internacionais na Rural.
Comunicação Proext*
Redes Sociais do Projeto Sementes Internacionais:
Instagram: @sementesinternacionais