Conheça o programa que une formação acadêmica e transformação social, levando cidadania e saúde para dentro e fora dos muros da universidade.
O Programa Esporte para a Vida Toda (Previt), uma iniciativa do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), está se consolidando como um pilar fundamental na promoção da cidadania e na melhoria da qualidade de vida em 75 núcleos espalhados pelo estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de fomentar a prática democrática de esporte, cultura e lazer, o programa fortalece laços sociais e promove a saúde em espaços acessíveis, especialmente para populações em vulnerabilidade social e econômica.
O Previt opera por meio de dois projetos distintos, o “Esporte Sem Parar II” e o “Preparando o Futuro”, que juntos oferecem uma vasta gama de modalidades esportivas. Entre as opções estão Futebol, Futsal, Vôlei, Ginástica e Treinamento Funcional, Ginástica Artística, Atividades Aquáticas, Danças, Lutas, Tênis, Atletismo, Basquete e Handebol, atendendo a diversos interesses e faixas etárias.
No núcleo da UFRRJ, em Seropédica, a modalidade de Tênis tem se destacado, não apenas pela crescente procura, mas também pelos resultados de seus participantes. Um exemplo notável é o de Júliah Estrela, estudante do curso de Engenharia de Alimentos, que, juntamente com sua dupla, Pedro Gabriel Silva, discente de Educação Física, conquistou o segundo lugar na modalidade mista de Tênis da Taça Ruralina, um dos principais eventos esportivos da universidade.
A trajetória de Júliah no esporte é um testemunho do impacto do Previt. “Eu só comecei a jogar tênis por causa do Previt. Quando eu vi que tinha tênis no projeto, me inscrevi e comecei a jogar”, relata a vice-campeã, que nunca havia praticado a modalidade até o ano passado. A estudante atribui parte de seu sucesso ao parceiro de quadra, Pedro Gabriel, que, segundo ela, “foi crucial para o meu desenvolvimento dentro do esporte”, incentivando-a constantemente.
Ao saber da competição na Taça Ruralina, Júliah intensificou sua dedicação. “Eu treinava duas vezes na semana, faltando um mês para o campeonato passei a jogar de terça a sexta no Previt”, conta, demonstrando o foco e a oportunidade de aprimoramento que o projeto oferece.
Em Seropédica, o Programa Esporte para a Vida Toda (Previt) da UFRRJ está quebrando barreiras e redefinindo o acesso ao tênis, um esporte historicamente associado a altos custos e à elite. A iniciativa oferece à população local a rara oportunidade de praticar a modalidade gratuitamente, promovendo a inclusão em um cenário esportivo geralmente restrito. Nas palavras da professora do DEFD/UFRRJ, Eliza Prodel, “o Previt é um excelente instrumento de democratização do esporte, sobretudo do Tênis, que no Brasil é um esporte caro e que dentro do Previt na UFRRJ a população tem a oportunidade de participar do projeto”. Assim, o programa não apenas ensina forehands e backhands, mas também fomenta a equidade social e o acesso ao lazer e à qualidade de vida na Baixada Fluminense.
Para além do desenvolvimento dos atletas amadores, o Previt desempenha um papel crucial na formação dos futuros profissionais de Educação Física. Segundo Wanderlei Pacheco, Professor-Instrutor de Tênis no projeto, a iniciativa funciona como um laboratório prático para os estudantes da área. “O Previt funciona muito bem por conseguir auxiliar tanto a população que tem interesse em praticar o esporte quanto para os alunos de Educação Física” ele complementa que o programa atua como “instrumento para os alunos aprenderem as técnicas de ensino e se sentem valorizados dentro do projeto”.
O coordenador geral do Programa e chefe do DEFD/UFRRJ, Anderson Silveira, ressalta que o Previt materializa a filosofia da universidade. “O projeto representa a essência da missão universitária, ao articular de forma indissociável o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. É imensamente gratificante ver o impacto real do programa”, afirma. Para ele, a prova desse sucesso está em casos como o da aluna Júliah Estrela. “A trajetória dela, que nunca teve contato anterior com o tênis e hoje ganha destaque em um torneio, nos mostra que todo o esforço vale a pena. E assim como ela, temos outros destaques surgindo, o que demonstra a força do nosso trabalho”, complementa Silveira.
Dessa forma, o Projeto Esporte para a Vida Toda transcende a simples prática esportiva, consolidando-se como uma ferramenta de transformações duradouras na comunidade. Ao democratizar o acesso a diferentes modalidades esportivas, a iniciativa não só proporciona lazer e bem-estar, mas também contribui ativamente para a melhoria da qualidade de vida. A expectativa é que o legado do Previt, exemplificado pela jornada de Júliah Estrela, continue a se expandir, promovendo mudanças positivas e sustentáveis para todos os atendidos.
Imagem e texto: João Vitor Carvalho de Freitas, jornalista e bolsista de Comunicação da Prograd/CCS