Na próxima quinta-feira, 9/10, o Projeto Pescantar irá realizar o diálogo de preparação para a oficina de diagnóstico da Pesca Artesanal nas comunidades pesqueiras de Paraty e São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro. A reunião será realizada de forma remota (online), às 17 horas. Para se inscrever, basta preencher o formulário de confirmação disponível no link a seguir: https://forms.gle/T6xH7RDmgjcUBpXc7
O diálogo de preparação para a oficina de diagnóstico tem como objetivo ampliar o planejamento participativo das atividades do Projeto Pescantar no território. Isso será feito a partir da consulta e envolvimento das comunidades pesqueiras no processo de tomada de decisão e organização das atividades que serão realizadas com o suporte da equipe do projeto.
Entre as atividades propostas para o encontro estão:
– Apresentação do Pescantar e da metodologia usada na oficina de diagnóstico;
– Informe do objetivo da coleta de dados que serão repassados para o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA);
– Debate sobre as possíveis datas e locais de realização da oficina;
– Realização da escuta ativa quanto a possíveis contribuições e direcionamentos no processo de organização e realização da iniciativa.
As oficinas de diagnóstico da pesca artesanal realizadas pelo Pescantar têm papel significativo no levantamento e identificação das principais demandas de inclusão socioprodutiva e processos formativos para a realização de futuras oficinas específicas. As ações serão voltadas para o mapeamento de demandas locais de comunidades da pesca artesanal que apresentaram manifestação de interesse em integrar o projeto junto à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o MPA.
Estão convidados a participar do diálogo pescadoras e pescadores que atuam ou vivem no município de Paraty, colaboradores de entidades da sociedade civil, associações, colônias, grupos e movimentos sociais, além de colaboradores de secretarias municipais, órgãos públicos e universidades.
No mês de julho, o projeto executou a oficina de diagnóstico da pesca artesanal no município de Itaguaí, Costa Verde, Rio de Janeiro. A participação da população pesqueira local foi evidente, contando com pescadoras, pescadores, lideranças pesqueiras e lideranças governamentais. A oficina contou também com o apoio da Câmara Municipal de Itaguaí, sediando a atividade.
O Projeto Pescantar é uma iniciativa do programa Saberes da Águas, que integra o Programa Povos da Pesca Artesanal e contribui com o Plano Nacional da Pesca Artesanal, em específico com a retomada da Política Nacional de Extensão Pesqueira.
Por Rafaela Leondy (Comunicação Pescantar) e Edmir Amanajás Celestino (doutorando em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária – PPGCTIA/UFRRJ e coordenador adjunto do projeto Pescantar).