
O projeto de uma mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA/UFRRJ) foi um dos selecionados para a etapa nacional do Programa CNA Jovem, voltado à formação de lideranças capazes de propor soluções para o setor agropecuário. A estudante Alhandra Daruiz Moraes, que também fez graduação em Zootecnia na Rural, desenvolveu a iniciativa ‘Capacitagro – Capacitação e Inclusão no Agro’, cujo propósito é inserir ex-dependentes químicos como mão de obra no campo, oferecendo cursos profissionalizantes diretamente dentro de centros de recuperação.
“O projeto nasceu durante o processo formativo do CNA Jovem e, desde então, vem ganhando destaque em âmbito nacional”, explicou a discente, que foi um dos 63 participantes que avançaram no concurso, de um total de 3.700 inscritos de todo o país.
“O Capacitagro tem uma relação profunda com a Universidade, tanto na minha trajetória quanto na execução das primeiras atividades. Ele é resultado direto da formação acadêmica, humana e técnica que recebi na Rural”, disse Alhandra.
A pós-graduanda informou ainda que as primeiras capacitações do Capacitagro foram ministradas por professores da UFRRJ, que gentilmente aceitaram participar da fase piloto do projeto. Jean Carlos, do Instituto de Zootecnia (IZ), desenvolveu o tema ‘Criação de galinha em sistema caipira’; Cristielle Souto, também do IZ, ministrou aula sobre ‘Piscicultura de água doce’; Carlos Domingos, do Instituto de Floresta (IF), falou de ‘Vermicompostagem’; e Elga Batista, de Hotelaria, abordou as ‘Boas práticas de manipulação de alimentos’.




“Cada um deles contribuiu diretamente para que o projeto se tornasse viável, oferecendo conhecimento técnico, apoio acadêmico e respaldo institucional durante as primeiras capacitações aplicadas no Centro de Recuperação Alfa Ômega, em Duque de Caxias/RJ. Portanto, o Capacitagro não é apenas um projeto pessoal. Ele carrega a marca da UFRRJ – na formação que me construiu como profissional, no mestrado que atualmente desenvolvo e no apoio dos professores que acreditaram na iniciativa desde o início”, disse a estudante.
Alhandra aguarda a etapa final do programa, quando serão anunciados, em 7 de dezembro, os dez destaques nacionais que receberão um prêmio.
(Com informações e fotografias de Alhandra Daruiz Moraes)