A formatura simbólica da Turma 4 do projeto de extensão em gastronomia social Superação na Cozinha ocorreu no dia 2 de dezembro. Na ocasião, nove alunas que participaram do projeto durante o presente período foram homenageadas pela conquista.
Ao longo de três meses da capacitação profissional, mulheres em condição de vulnerabilidade socioeconômica do município de Seropédica e seu entorno assistiram a aulas com conteúdos diversos relacionados à área de alimentação, como boas práticas de manipulação de alimentos, elaboração de salgados assados e fritos, produtos lácteos, rotulagem, bolos e biscoitos, cafeteria e panificação.
Além desses, foram ofertados ainda módulos com foco em inovação (uso de insetos na alimentação humana), sustentabilidade (aproveitamento integral de alimentos) e empreendedorismo (técnicas de vendas).
Pela primeira vez no projeto, as alunas também participaram de aulas que debateram questões acerca do papel da mulher no mercado da gastronomia e na sociedade.
O projeto conta com uma equipe de instrutores formadas por docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Érica Paes, do curso de Direito; Rafael Ferro, do curso de Hotelaria; e Tatiane Oliveira, do curso de Serviço Social; discentes de graduação, Ana Laura Pereira, do curso de Hotelaria e Mariângela Elizar, do curso de Agronomia; discentes de pós-graduação, Beatriz Martins, Isadora de Carvalho e Maria Ariella, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos; e egressa Lilian Alves, curso de Hotelaria. Adicionalmente, o projeto tem a participação da chef Rosi Siqueira, que também é docente na área de gastronomia no ensino superior.
A solenidade, que ocorreu no Salão de Eventos do Hotel Escola do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFRRJ), envolveu a participação dos familiares e amigos das formandas, que foram recebidos com uma merenda cuidadosamente planejada e executada pelos estagiários do projeto, alunos dos cursos de Hotelaria, Agronomia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química.

Elga Batista, docente do curso de Hotelaria e coordenadora do projeto, destaca a importância do fomento da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/UFRRJ) para essa iniciativa, inclusive com a concessão de bolsas para os alunos, que é apoiada pela Proext desde 2023, quando o Superação na Cozinha formou suas primeiras turmas.
Com informações de Elga Batista (UFRRJ).